Logo da Cidade de Tarumã

Campanha de Prevenção do Colo do Útero será no dia 26

Tarumã, 23 de outubro de 2013

A Secretaria Municipal da Saúde realiza neste sábado, 26, a Campanha de Prevenção do Câncer do Colo do Útero em todas as unidades de saúde da cidade.

Muitas vezes, quase sempre por vergonha, falta de acesso aos serviços, preconceito ou medo de realizarem os exames ginecológicos de rotina, as mulheres colocam a saúde e a vida em risco. O caso do câncer de colo do útero, por exemplo, é responsável pela morte de milhares de mulheres em todo o mundo, devendo ser devidamente prevenido e controlado.

O útero da mulher é composto por colo, corpo e fundo. Inicialmente, o tumor limita-se à região do colo. Sua evolução ocorre vagarosamente, motivo pelo qual, se atendida a tempo, é curável na quase totalidade dos casos. Entretanto, se não tratado em tempo hábil, pode estender-se para todo o útero e outros órgãos. Atinge predominantemente mulheres na faixa de 35 a 50 anos; porém, há muitos relatos de casos em pacientes com cerca de 20 anos. Naquelas com mais de 50 anos, é absolutamente necessária a realização regular dos exames.

Quando de sua instalação, o câncer de colo do útero tem a seguinte evolução:

  • displasia - lesão inicial onde as células do colo sofrem alterações mínimas;
  • decorridos cerca de 3 anos do surgimento da displasia, instala-se uma forma localizada de câncer chamada carcinoma in situ;
  • após 6 anos, o tumor invade a mucosa do útero e torna-se um carcinoma microinvasor;
  • 14 anos após o aparecimento da displasia, o câncer assume sua forma mais terrível espalhando-se, mediante a ocorrência de metástase, para outras regiões do corpo.

As mulheres do município devem procurar um PSF mais perto de sua casa e realizar o exame até as 17 horas.

Mais informações sobre a campanha através do telefone 3329 2449.

Assessoria de Comunicação PMT