Capacitação de Gerenciamento Adequado dos Resíduos de Serviços da Saúde é realizado em Tarumã

Tarumã, 5 de novembro de 2013

No dia 04 de novembro, segunda-feira, a Secretaria Municipal da Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente promoveu para colaboradores da Saúde a Capacitação de Gerenciamento Adequado dos Resíduos de Serviços da Saúde.

A palestra foi ministrada por Isadora Brelaz - Coordenadora de Programas que realizou um bate-papo com as colaboradoras, que puderam tirar suas dúvidas e discutir maneiras de melhoria no gerenciamento dos resíduos de Serviços da Saúde.

Os temas abordados foram: acondicionamento, identificação, tratamento, transporte interno, armazenamento temporário e armazenamento externo.

A Resolução ANVISA RDC nº 306, de 7 de dezembro de 2004 aprova o Regulamento Técnico para o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, após um processo de harmonização das normas federais dos Ministérios do Meio Ambiente, por meio do CONAMA, e da Saúde, através da ANVISA. Define Gerenciamento de Resíduos, Manejo, Segregação, etc. Divide os resíduos em grupos e os subdivide, estabelecendo a forma de tratamento ou desobrigando deste em alguns casos. Determina capacitação e treinamento de forma continuada para as pessoas envolvidas no gerenciamento de resíduos. Estabelece que as empresas prestadoras de serviços terceirizadas devam apresentar licença ambiental para o tratamento ou disposição final de resíduos, bem como manutenção dos registros de venda ou doação de resíduos destinados à reciclagem.

Consiste na redução de resíduos comuns, perigosos ou especiais na etapa de geração, antes das fases de tratamento, armazenamento ou disposição. Todos os processos que envolvem redução, reutilização e reciclagem devem ser cuidadosamente planejados e operados, considerando o princípio da precaução, para evitar que se coloque em risco a saúde dos trabalhadores envolvidos, bem como a dos pacientes, ou, até mesmo, impedindo a contaminação do meio ambiente.

Tanto a minimização de resíduos, quanto a segregação de materiais recicláveis estão diretamente relacionados à mudança de hábitos das pessoas envolvidas na geração dos resíduos.

Na Capacitação também foi destacado o apoio da Prefeitura Municipal que assume a responsabilidade pela coleta e transporte dos resíduos que seria de incumbência do gerador.

Na tarde desta terça-feira,05 aSecretaria Municipal da Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente realizará a segunda sessão da Capacitação que ocorrerá no Centro Integrado de Educação e Cultura – CIEC.

Assessoria de Comunicação PMT