Centro de formação Profissional e o PAT possibilita a inserção de pessoas no mercado de trabalho

Tarumã, 17 de maio de 2017

O Centro de Formação Profissional foi implantado no município desde 2007 com o projeto inserção produtiva. O Centro oferece cursos de iniciação, qualificação e especialização profissional de forma gratuita.

A missão do Centro é: “Promover ações que possibilitem a inserção de pessoas no mercado de trabalho formal ou informal, contribuindo para a sua emancipação social”

Com o crescimento das empresas de montagens no município surgiu a grande demanda para curso de soldador, em uma das salas do Centro foi realizado toda uma adequação para que pudesse receber esse curso no padrão SENAI, o centro já formou 282 soldadores.

Com o aumento das demandas na indústria e comércio cresceu também a necessidade de ampliação do Centro que já contava com 1 (uma) sala adaptada para cursos de solda e 2 (duas) salas de aula; em 2012 foram inauguradas mais 3 (três) salas, sendo que uma delas bem ampla onde foi montado um auditório para realização de palestras e formaturas. Em 2015 o Centro foi contemplado com o Espaço Profissionalizante “Elzo Correia da Silva”, espaço esse que contempla mais 6 (seis) salas. No Centro de formação já foram capacitados mais de 1770alunos nos mais diversos cursos.

Este ano está sendo realizado um diagnóstico sobre necessidades das empresas em relação a mão de obra qualificada e sobre interesse dos munícipes para desenhar quais são os cursos que trarão mais impacto na economia do município, este diagnóstico estáem fase final, o que permitirá que os cursos ocorram no segundo semestre de 2017.

O Centro funciona juntamente com o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, essa junção foi pensada para executar a máxima da nossa missão “qualificar” para “inserir”.

O PAT funciona em convênio com a Secretaria de Relações de Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo, entre os serviços ofertados no PAT estão:

- Intermediação de Mão de Obra: o PAT funciona como uma agência de empregos captando vagas e candidatos realizando assim a intermediação isso tudo de forma gratuita.

- Emissão de Carteira de Trabalho: 1ªvia a partir dos 14 anos, 2ª via e Continuação;

- Seguro-Desemprego;

- Programa Time do Emprego;

- Comissão Municipal de Emprego;

- O PAT também cede salas para empresas realizarem treinamentos, e processo de seleção.

Interessado em cursos ou deseja mais informações?

Pode procurar o PAT na Rua Lambaris, 405 – Vila Dourados

fone: 3329-2310 e-mail: pat@taruma.sp.gov.br