CMPCD de Tarumã se reúne com Prefeito Jairo para tratar sobre acessibilidade

Tarumã, 5 de agosto de 2014

No dia 18 de julho o Prefeito Jairo da Costa e Silva, recebeu em seu gabinete os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para tratar sobre a acessibilidade em Tarumã.

Segundo Adolfo Antonio Hernandes, Presidente do CMPCD, hoje o grande problema encontrado é falta de acessibilidade do Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas, pois Tarumã possui um único cartório o qual não possui acessibilidade no acesso da calçada ao prédio. A Prefeitura já fez a parte dela que é proporcionar o acesso da rua a calçada.

O Conselho tem recebido diversas reclamações de Cadeirantes e Pessoas com mobilidade reduzida, os quais quando precisam acessar os serviços do cartório o tem que fazer da rua, pois não conseguem entrar no prédio.

Adolfo destaca ainda, que desde 2013 o Conselho tem feito orientações junto ao proprietário do prédio, de forma a conscientizar que a acessibilidade é para todos, mas infelizmente o Conselho não vem obtendo sucesso.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Tarumã, por meio do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal de Assistência Social tem se preocupado em garantir os direitos do cidadão tarumaenses, onde tem promovido diversas ações, que pouco a pouco vem melhorando a qualidade de vida desse importante segmento da sociedade.

Entre as ações podemos citar: rampas de acesso da rua à calçada, acessibilidade nos prédios públicos, projeto de acessibilidade no Parque Vicente Benelli, adequação de calçadas por meio do Projeto Olaria Comunitária, acessibilidade no transporte escolar e público.

Colaborou: Silmara Beraldo – Assessora de Gestão Programas Sociais

Assessoria de Comunicação PMT.