Colaboradoras da Secretaria de Saúde de Tarumã concluem pós-graduação em Saúde da Família

Tarumã, 1 de novembro de 2013

Nos dias 19 e 20 de outubro, as colaboradoras da Secretaria da Saúde de Tarumã, Camila Demarchi Pacheco, Maria Amélia Monteiro Estevam, e a coordenadora das equipes de Saúde da Família Laís Cristina dos Reis Amâncio Simeão, concluiu a pós-graduação em Saúde da Família, com a apresentação do artigo científico a bancada. O Programa de Saúde da Família é a estratégia definida pelo Ministério de Saúde (MS) para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada no país.

A origem do Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, conhecido hoje como "Estratégia da Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa", teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária. A Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. No âmbito da reorganização dos serviços de saúde, a estratégia da saúde da família vai ao encontro dos debates e análises referentes ao processo de mudança do paradigma que orienta o modelo de atenção à saúde vigente e que vem sendo enfrentada, desde a década de 1970, pelo conjunto de atores e sujeitos sociais comprometidos com um novo modelo que valorize as ações de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças e atenção integral às pessoas.

A Atenção básica é um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É a porta de entrada do sistema de saúde e se articula com os outros níveis de atenção. O Programa Saúde da Família é operacionalizado mediante equipes compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde (ACS), baseados em uma unidade básica de saúde (UBS).

O curso foi oferecido pelo programa do governo federal UNASUS em parceria com a UNIFESP – Universidade Federal do Estado de São Paulo, com duração de um ano, pela modalidade EAD, onde foram realizados encontros presenciais na cidade de Marília, dirigido aos profissionais da área da saúde vinculados á “Estratégia da Saúde da Família”, e teve como principal objetivo a formação em uma prática em saúde integrativa, voltada á atenção primaria á saúde, aperfeiçoando o atendimento de saúde frente ás demandas da população.

Assessoria de Comunicação PMT.