Conselhos Municipais firmam parcerias com Projeto Rádio na Escola e Escola na Comunidade

Tarumã, 19 de junho de 2012

A Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Casa dos Conselhos Municipais firmou parceria com a EM “Gilberto Lex”, para juntos, levarem até a comunidade informações referente ao controle social e funcionamento dos conselhos municipais.

Segundo Valéria Sotana, coordenadora pedagógica, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura desenvolve o projeto Rádio na Escola e a Escola na Comunidade, onde os professores têm a oportunidade de trabalhar com os alunos o tema escolhido em sala de aula, onde grava um programa de rádio para levar até a comunidade informações por meio dos próprios alunos.

A professora Roseli Fagundes, do 4 º Ano B, recebeu o convite da Secretária Executiva da Casa dos Conselhos Municipais, para desenvolver com os alunos o tema “Controle Social e Conselhos Municipais” onde na oportunidade os alunos passaram a estudar como é formado os conselhos e sua atuação.

“Dentre os assuntos abordados, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que é desenvolvido junto a Casa dos Conselhos Municipais, onde a Prefeitura de Tarumã incentiva a participação popular na gestão da cidade por meio de mais de 10 conselhos municipais que atuam nas diversas áreas de políticas publicas, sendo assim, os conselhos são formas de participação popular garantidos pela Constituição Federal de 1988 e na legislação municipal” destaca a professora Roseli.

Segundo Efren Diones Saqueto, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, entrevistado pelos alunos, a participação popular na gestão da cidade é um exercício de cidadania permanente, onde os conselheiros têm o papel fundamental da defesa dos direitos da coletividade e ainda, dos princípios constitucionais que possibilitem o acesso às políticas sociais, à justiça e à igualdade social.

Silmara Beraldo, secretária executiva dos Conselhos Municipais, agradece aos alunos do 4º Ano B da EM “Gilberto Lex”, em especial aos alunos Luiz, Ester, Ingrid Tayane, Maria Eloísa, a professora Roseli e toda equipe da direção e coordenação da escola.

O Programa irá ao ar no dia 25 de junho às 09h00 pela Escuta FM 92,1.

Assessoria de Comunicação PMT/Colaborou: Silmara Beraldo