Logo da Cidade de Tarumã

CREAS atende idosos vítimas de uso indevido de sua renda financeira

Tarumã, 30 de abril de 2014

O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social têm atendido casos de idosos que sofrem determinado tipo de violência, referente ao uso indevido de sua renda financeira.

Além do apoio ao idoso, o CREAS encaminha os interessados para receberem assistência jurídica gratuita, através da Defensoria Pública, que oferta o trabalho de duas advogadas, com auxílio de estagiários de graduação em Direito, sediados em espaço anexo ao CREAS.

Quando o idoso enfrenta dificuldades decorrentes da idade avançada ou de saúde debilitada, sua renda passa a ser administrada por terceiros. Este gerenciamento do dinheiro deve ser feito de forma muito cuidadosa. Vale lembrar que a renda do idoso, obtida através de aposentadoria, pensão ou BPC deve ser destinada, principalmente, para suprir as necessidades do idoso, garantindo que ele tenha condições adequadas de alimentação, higiene, moradia, tratamento de saúde, lazer e outras necessidades.

Os idosos são vítimas fáceis de exploração financeira. Os métodos de exploração incluem práticas como apoderar-se do cartão de beneficio; pedir dinheiro emprestado e não pagar; doar ou vender bens do idoso sem a sua permissão; levantar empréstimos para desconto no benefício previdenciário do idoso, sem o devido ressarcimento, entre outros.

Toda a sociedade deve proteger as pessoas idosas. Denúncias e solicitação de apoio podem ser feitas ao CREAS, na Rua dos Cravos, n.º586 ou através do telefone (18) 33734504 e denúncias anônimas podem ser feitas através do DISQUE 100.

Assessoria de Comunicação PMT.