Dia da Independência é marcado com Ato Cívico em Tarumã

Tarumã, 10 de setembro de 2018

Para celebrar o dia da Independência comemorado no dia 7 de setembro em Tarumã, autoridades, alunos das escolas municipais e convidados participaram do ato cívico com hasteamento das bandeiras, pronunciamentos e apresentações na Praça do Trabalhador “Alexandre Benelli”.

Nos discursos autoridades lembraram a história e trouxeram para os dias atuais a necessidade da liberdade para a nação. Alunos das Escolas Municipais “José Ozório de Oliveira” e “Hilda H. Moro” também abordaram o tema e encantaram o público com apresentações.

Participaram do ato cívico: prefeito Oscar Gozzi, vice – prefeito Fernandes Baratela, vereadores Everson Camargo (Presidente), Antônio Marcos da Costa Lima – Deguinha (1º Secretário), Ademir Bregagnoli (2º Secretário) e Adilson Perciliano; secretários municipais, Sandra Moura (Educação, Cultura, Esportes e Turismo), Elvira Gozze (Saúde), Fábio Chenou (Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos), além de colaboradores da prefeitura municipal de familiares dos alunos.

Sobre a história

Em 02 de setembro de 1822, um novo decreto com as exigências portuguesas chegou ao Rio de Janeiro, enquanto D. Pedro estava em viagem a São Paulo. Sua esposa, a princesa Maria Leopoldina, atuando como princesa regente, se encontrou com o Conselho de Ministros e decidiu enviar ao marido uma carta aconselhando-o a declarar a independência do Brasil. A carta chegou a D. Pedro no dia 07 de setembro. No mesmo dia, em cena famosa ás margens do Rio Ipiranga, ele declarou a independência do Brasil, pondo fim aos 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal.

Assessoria de Comunicação l PMT