Logo da Cidade de Tarumã

Dia Mundial da Atividade Física é celebrado em 6 de abril

Tarumã, 6 de abril de 2021

O Dia Mundial da Atividade Física, comemorado na terça-feira, 6 de abril, alerta a população sobre a necessidade da prática regular de exercícios físicos e do combate ao sedentarismo, que é um grande vilão da sociedade por causar diversas doenças e malefícios à saúde das pessoas, sobretudo nesses tempos de covid-19, em que sabe-se que a atividade física é um dos aliados contra as formas graves da doença.

A data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), reforça que a atividade física é uma importante aliada na prevenção de doenças, no cuidado com a saúde e na busca pela qualidade de vida.

Por falar em saúde, o Dia Mundial da Saúde é também celebrado na próxima semana: 7 de abril, mesma data em que foi criada a OMS e este dia tem como objetivo reforçar na população a importância do cuidado com a saúde, chamando a atenção sobre os riscos das doenças e mostrando também como prevenir e tratá-las.

A cada ano, a OMS escolhe um tema para ser discutido no Dia Mundial da Saúde e, em 2021, o escolhido foi Construindo um mundo mais justo e saudável.

Dentre as formas de prevenção, a atividade física se mostra como uma importante aliada. Estudos comprovam a eficácia da atividade física no tratamento de pessoas com a doença, sendo que essa prática contribui para a estabilidade do humor, para a diminuição da tensão, do estresse, para o aumento da disposição, do desempenho intelectual e para a diminuição da insônia.

Além disso, a prática regular de atividades físicas traz outros benefícios, por exemplo, a prevenção de doenças como osteoporose, diabetes, obesidade, hipertensão, além de diminuir os níveis de ansiedade e melhorar a sensação de bem-estar.

Irisina e COVID-19

Com o início da pandemia, conforme iam-se descobrindo genes relacionados à COVID-19, os pesquisadores resolveram então investigar, com base no banco de dados gerado, qual seria o efeito da Irisina na modulação dos genes associados à replicação do SARS-CoV-2.

Um dos achados importantes consistiu na constatação da diminuição da expressão do gene da ACE2, cujo produto é central para entrada do vírus na célula.

Produzido pelos músculos durante a prática de atividades físicas, a irisina pode alterar a expressão de genes codificadores de proteínas que o vírus usa para entrar nas células humanas.

A atividade física, praticada de forma sistemática, regular e orientada por profissionais de Educação Física, é entendida mundialmente como determinante e condicionante da saúde. No contexto de pandemia, ela se faz ainda mais essencial por estimular o sistema imunológico, aumentar a resistência orgânica e reduzir o estresse e a ansiedade.

Então, nesta semana do Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde fica a orientação para o ano todo: mexa-se e cuide da sua saúde física e mental, pelo menos 30 minutos por dia.

Educador Físico: Aparecido Edenilson de Souza - Supervisor do Centro de Reabilitação