Educação de Tarumã testa sistema self-service na merenda

Tarumã, 5 de abril de 2013

A Central de Alimentação sob a supervisão da nutricionista Lucimar Adriana, juntamente com a Unidade Escolar implantou em caráter de projeto piloto o sistema de autoatendimento, conhecido popularmente como self-service, na merenda servida na Escola Municipal “José Rodrigues dos Santos”, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O sistema, implantado no mês passado, tem agradado alunos, professores e a direção da escola até o momento.

Segundo a diretora da escola, Graziela Cristina de Oliveira Holmo, o objetivo do projeto é desenvolver a autonomia dos alunos permitindo que escolham o quê e quanto querem consumir de alimento.

Assim melhorando a qualidade do consumo, pois um aluno incentiva o outro a fazer escolhas saudáveis, diminuindo o desperdício.

Na hora do recreio, a refeição é colocada em aparadores, no refeitório da escola. Ao lado, são colocados os talheres e pratos. Como em um restaurante por quilo, as crianças formam as filas e se servem.

Colaboradores auxiliam os alunos na hora de se servir. O papel da merendeira nesse primeiro momento é o de repor os alimentos no aparador, orientar os alunos sobre o sistema, informar o cardápio do dia, cuidar da fila e verificar diariamente o resultado do projeto.

Segundo a direção logo nos primeiros dias do projeto foi possível constatar um aumento do número de crianças que estão consumindo adequadamente a merenda escolar, proporcionando alimentos variados no prato em quantidade desejada acarretando redução da sobra nas refeições servidas. O resultado foi um sucesso e permanecerá na unidade como projeto definitivo.

O piloto foi iniciado no dia 18 de março sob a supervisão da equipe escolar. Se aprovada pelas demais unidades poderá se estender as mesmas.

Assessoria de Comunicação PMT