Educação para o Consumo Consciente é ofertado aos colaboradores da Secretaria de Assistência Social
Tarumã, 13 de maio de 2016
A Secretaria Municipal de Assistência Social implantou e vem executando o Plano de Capacitação para os Colaboradores de Assistência Social, onde é ofertado a cada servidor no mínimo 10 horas de treinamento.
Umas das temáticas é “Educação para o Consumo Consciente” que está sendo realizada em 2 encontros de 04 horas (12/05 e 19/08), ministrados pela Educadora Paulina Paulino da Liberté Cursos.
A educação para o Consumo Consciente visa desenvolver no indivíduo uma visão crítica e responsável de seu papel enquanto cidadão e consumidor.
A preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação fundamental do consumidor consciente.
O cidadão consumidor exerce o seu papel envolvendo-se na mobilização de outros indivíduos, dando prioridade à compra de produtos de empresas que atendam normas de Consumo Consciente e cobrando políticas públicas que contribuam para viabilizar o exercício do Consumo Consciente.
As relações de consumo presentes em nosso cotidiano, determinam e refletem em grande parte os nossos valores, as nossas preocupações com a sociedade em que vivemos e com o meio ambiente, embora nem sempre nos apercebamos disso. O consumidor inconscientemente, passou a definir seus valores e necessidades pelo que lhe é “oferecido” e não pelas suas reais aspirações e necessidades. Isso se dá não só em termos de produtos, mas também como referência de modo de vida, de sucesso, de felicidade, de qualidade de vida.
A educação para o consumo se propõe capacitar os colaboradores para que saibam discernir, escolher com fundamento e propriedade os bens e serviços que vão utilizar e que tenham consciência de seus direitos e responsabilidades.
Colaborou: Silmara Beraldo - Assessora de Gestão para Programas Sociais