Escola de Período Integral melhora rendimento escolar

Tarumã, 20 de setembro de 2013

Há quem diga que o Brasil tem muito a aprender com os países que hoje são modelo em educação. Na Finlândia, Coréia do Sul, Irlanda e Chile, por exemplo, os estudantes passam o dia todo na escola - em média, nove horas - enquanto por aqui, a maioria dos alunos não fica mais de cinco horas por dia em aula. E isso, claro, interfere não só na qualidade da educação como também no desenvolvimento do país.

Aos poucos, no entanto, esta realidade começa a mudar. Muitas escolas brasileiras já oferecem a opção do período integral, um alívio para os pais, que cada vez mais precisam trabalhar o dia todo e não conseguem dar o suporte que os filhos precisam para serem bem sucedidos nos estudos.

Além da estrutura física, como quadras, salas de música e outras atividades extracurriculares as escolas que trabalham em período integral oferecem também orientação em tempo integral. Mais do que uma melhora no rendimento escolar, pais e filhos ganham muito em qualidade de vida incluindo a convivência familiar.

Integral, por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a educação integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma.

A cidade de Tarumã conta hoje com duas escolas municipais que atendem em período integral. Desde sua implantação em 2010 a escola municipal “José Rodrigues dos Santos” vem ano após ano reformulando sua estrutura e organização para melhor atender os 261 alunos de período integral dos bairros: água bonita, vila dourados, vila das árvores, vila dos pássaros e centro.

Avaliando o sucesso da modalidade, a secretaria municipal de educação e cultura determinou que em 2011 a escola municipal “Maria Antonia Benelli” fosse transformada também de período integral. A escola atende alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Ao todo 120 alunos participam de oficinas que visam desenvolver habilidades.

As duas unidades escolares oferecem oficinas de capoeira, música, espanhol, arte, recreação, linguagem e dança entre outras.

Todas essas atividades buscam desenvolver a múltiplas inteligências, visando à formação social, cognitiva e emocional do educando na intenção de se ter no futuro um cidadão crítico e atuante, capaz de atuar em sua realidade a fim de modificá-la para o bem comum.

10 benefícios de uma escola de período integral

Melhora o rendimento do aluno; libera os pais para o trabalho; supre a necessidade de praticar esportes; proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso; afasta o risco social; possibilita a orientação dos estudos e das tarefas; oferece orientação nutricional; melhora a convivência em família; supre carências de lazer, cultura e acesso à tecnologia e desenvolve hábitos de higiene.

Assessoria de Comunicação PMT.