Escola “Gilberto Lex” recebe o grupo de “Contação de histórias” da UNESP de Assis

• 0000022147.JPG
  • 0000022148.JPG
  • 0000022149.JPG
  • 0000022150.JPG
  • 0000022151.JPG
  • 0000022152.JPG
  • 0000022153.JPG
  • 0000022154.JPG
  • 0000022155.JPG

Aproveitando o clima das Olimpíadas literárias que estão acontecendo a todo vapor na Escola “Gilberto Lex”, o grupo de “Contação de histórias” nos brindou, na última quarta-feira (29/11), com uma tarde mágica de muita leitura, interação e diversão, lembrando para nossos alunos a importância da leitura em seus mais diferentes aspectos.

O grupo é coordenado pela Professora Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Assis, e representante de Literatura pela Unesco. A professora é graduada, mestra e doutora pela FCL de Assis. A atividade do grupo de “Contação de histórias” na Escola Gilberto Lex foi organizada em parceria com o Maicol Wendrell, funcionário da escola e aluno da Profa. Eliana Galvão.

Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade e a imaginação e adquire uma bagagem cultural que, em muitos casos, vai acompanhá-la pelo resto da vida. Além disso, o desenvolvimento escolar é sensivelmente beneficiado quando o aluno tem o hábito de ler com uma certa frequência. Sejam livros adaptados para a sua idade ou histórias curiosas e leves. Mas não basta apenas incentivar a criança a ler, é preciso de fato se importar com a leitura dela. E a escola e a família podem demonstrar isso participando desse processo, ensinando as crianças a entender as primeiras palavras, explicando palavras desconhecidas e lendo parte da história quando for necessário, buscando sempre contextualizar as informações do livro com o cotidiano da criança.

A equipe da Escola “Gilberto Lex” tem interagido com as crianças nas OlimpíadasLiterárias, e vem buscando conhecer os aspectos relativos à leitura e à literatura que elas mais gostaram ou nos quais tiveram dúvidas, estimulando a criatividade, sugerindo que pensem em um final alternativo para as histórias que leem e ouvem, ou ainda que tentem imaginar o que aconteceu com as personagens depois que a história acabou, registrando em fichas de leitura, resumos e ilustrações dos livros. As fichas são feitas pelas próprias crianças, o que já as ajuda a entender que o processo de leitura e de aprendizado é participativo, e o que também permite lembrá-las que o livro não se encerra quando é fechado, porque suas histórias e seus saberes devem viver na memória de cada um por um bom tempo.

Agradecemos ao Funcionário Maicol Wendrell pela organização junto ao grupo da FCL da Unesp de Assis, por aproximar a universidade da nossa escola e nos proporcionar mais essa ação que está planejada em nosso P.P.P.2017: “ESTIMULAR O INTERESSE E O GOSTO PELA LEITURA DE NOSSOS EDUCANDOS”.

O Diretor Tiago agradece a parceria dos pais com o Projeto.