Fiéis celebram Festa de Reis em Tarumã

Tarumã, 15 de janeiro de 2020

A Prefeitura Municipal de Tarumã com o apoio da Câmara Municipal realizou dia 12 de janeiro de 2020, no Espaço Múltiplo “Teolindo Toni”, a Festa de Reis, considerada uma das mais estruturadas e organizadas da região. O evento contou com a presença de mais de 4 mil pessoas.

A festa teve início às 9h da manhã com a celebração da Missa e participação da comunidade católica. Em seguida, diversas duplas sertanejas se apresentaram ao mesmo tempo em que o almoço foi servido por voluntários e membros de associações de Tarumã. Foram mais de 4 mil refeições servidas.

O encontro das bandeiras aconteceu às 15 horas, com a participação das bandeiras de Tarumã, Companhia de Reis do Sr Godin e a companhia de Reis de Cândido Mota

Sobre a Festa de Reis

A Folia de Reis é uma festa popular de caráter religioso e cultural, de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII, no qual grupos religiosos de cantores e músicos trajando fardamento colorido percorrem as ruas entoando cânticos que relembram a viagem dos três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – para dar as boas vindas ao menino Jesus recém-nascido.

Os três Reis Magos levaram a Jesus recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

A intenção dos evangelistas ao mostrar os magos vindos do Oriente foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular – também conhecida como Folia de Reis - foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como São Paulo e Minas Gerais e Nordeste.

A Cia de Reis de Tarumã agradece a todos que contribuíram para a realização da Festa.

Assessoria de Comunicação l PMT