Governo de São Paulo lança aplicativo "Poupatempo Digital"

Tarumã, 7 de maio de 2020

A Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo, lança nesta quarta-feira (06/05), a versão mobile do Poupatempo, programa de atendimento ao cidadão mais bem avaliado do Estado.

Para ajudar no enfrentamento ao novo coronavírus, o aplicativo ‘Poupatempo Digital’, oferece ao cidadão a possibilidade de realizar consultas e serviços online, com a mesma qualidade e eficiência, no celular, sem a necessidade de deslocamento a um posto físico para ter a solicitação atendida.

Em tempos de intensa transformação, a solução inovadora desenvolvida pela Companhia é fundamental para manter o pleno funcionamento da administração estadual e garantir a prestação de pelo menos 60 serviços públicos, inclusive de prefeituras, mesmo de forma remota.

Pelo aplicativo é possível acessar os mais de 40 serviços digitais disponíveis no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), como Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, bem como a emissão de boletos e certidões municipais.

A ferramenta conta ainda com novidades, a inclusão de 23 novas opções exclusivas para o app. Hoje, 17 delas já podem ser realizadas, como a solicitação de segunda via e renovação de CNH, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acordo da CDHU, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, por exemplo. A partir da próxima semana, outros seis serviços do Detran.SP, também estarão permitidos.

O app foi desenvolvido para dispositivos dos sistemas Android e iOS. Ao baixá-lo é possível efetuar o cadastro e ter acesso a todos os serviços online. Aqueles que já utilizam o site do Poupatempo poderão usar o mesmo login e senha.

O ‘Poupatempo Digital’ será o primeiro projeto a utilizar o LoginSP, autenticador desenvolvido pela Prodesp para que o cidadão tenha nome de usuário e senha únicos para acessar serviços do Estado.

Como baixar:

Entre na loja de aplicativos de seu celular (Google Play ou App Store) e busque por ‘Poupatempo Digital’. Baixe o app gratuitamente e faça seu cadastro.

Serviços ofertados exclusivamente no aplicativo:

Detran.SP: Segunda via da CNH, Renovação da CNH, CNH Definitiva, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Consulta de Multas, Pesquisa de Débitos de Veículos de Terceiros, Multas de veículos, Situação do Licenciamento, Licenciamento (CRLV), Indicação de Condutor, Consulta de Centro de Formação de Condutor (CFC), Consulta de Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), Consulta de Peças Usadas, Autenticidade de Certidões e o acompanhamento da emissão de segunda via de CNH.

IIRGD: Acompanhamento da emissão de RG.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho e Intermediação de Mão-de-Obra (IMO).

Secretaria da Fazenda e Planejamento: Consulta de IPVA.

CDHU: Acordo

Cetesb: Qualidade do Ar.

Metrô/CPTM: Situação das linhas do Metrô/CPTM.