Logo da Cidade de Tarumã

Hipertensão. Tenha cuidado!

Tarumã, 31 de janeiro de 2018

A hipertensão é uma doença de origem multifatorial, ou seja, associada a várias questões como dieta hipersódica, sedentarismo, estresse, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, entre outros que se associados favorecem o aumento sustentado dos níveis de pressão nos valores 140 e/ou 90 mmHg. Confira os 10 passos para uma alimentação saudável do hipertenso. 

  1. Estabeleça horários para as refeições distribuindo-as em 5 a 6 refeições / dia. Não pule as refeições, assim você não ficará sem se alimentar por muito tempo e evitará comer “dobrado”.
  2. Consuma tipos variados de legumes, verduras e frutas. Use sempre aqueles de coloração intensa como os verdes-escuro e amarelo.
  3. Escolha alimentos ricos em fibras: verduras, frutas e legumes, leguminosas (feijões), cereais integrais como arroz, pão e farinhas (aveia, trigo etc).
  4. Evite os alimentos ricos em açucares como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas.
  5. Consuma pouco sal de cozinha; evite alto teor de sal, temperos prontos e alimentos industrializados. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha e orégano), especiarias e limão para tornar as refeições mais saborosas. Habitue-se a não usar o saleiro à mesa.
  6. Diminua o consumo de gordura. Diminua a quantidade de manteiga e margarina que você consome; Evite frituras e alimentos industrializados que contém gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes.
  7. Pare de fumar e modere a quantidade ingerida de bebidas alcoólicas.
  8. Beba água!
  9. Mantenha um peso saudável.
  10. Tenha uma alimentação saudável e uma atividade física moderada e regular. Assim você terá um peso adequado que também é importante para o controle da Diabetes e Hipertensão.
  • Fale com um nutricionista para mais informações.
  • Centro de Reabilitação “Alberto Benelli”
  • Av. Flamboyants, 407– Vila das Árvores 
  • Horários de atendimento – Segunda a sexta das 08 às 15 horas

Assessoria de Comunicação l PMT