Inscrições Abertas para a Oficina Serviços de informação ao cliente

Tarumã, 12 de setembro de 2013

A oficina acontecerá no dia 24 de setembro das 8h às 17h na Biblioteca Pública "Anna Aparecida José de Brito" localizada no CIEC. Para fazer sua inscrição acesse: http://aprendersempre.org.br/ai1ec_event/servicos-de-informacao-ao-cliente-do-atendimento-presencial-ao-virtual-taruma/?instance_id=581.

O objetivo desta oficina é transmitir conhecimentos e habilidades para prestação de serviços de informação com alto padrão de excelência, assegurando o contínuo aprimoramento das equipes e a satisfação dos usuários, visando obter a difusão das boas práticas nas comunidades vinculadas às bibliotecas públicas. Uma vez que o intenso desenvolvimento tecnológico, o aumento da velocidade de comunicação e a agressiva competição do mercado fizeram surgir um novo tipo de cliente, muito mais exigente e questionador, independentemente da natureza, do porte ou do tipo de serviço oferecido pelas organizações.

De forma prática e didática, essa oficina apresenta possíveis soluções para atender as demandas do cidadão/consumidor de hoje por meio de serviços de informação em vários níveis e diferentes plataformas.

A oficina é ministrada por Adriana Maria de Souza é mestranda da Universidade de São Paulo (USP) no curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela ECA. Pós-graduada em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Docente da FESPSP, no curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. É consultora e palestrante em Serviços de Informação para bibliotecas.

O público-alvo são diretores, gestores, bibliotecários e equipes de atendimento e serviços de informação de bibliotecas. Vagas limitadas: 50 pessoas por oficina.

Conteúdo:

Serviço de atendimento ao cliente: conceitos O que é atendimento? O que você pode fazer? Monte seu plano de ação A visão de processos em serviços informacionais

Introdução ao mapeamento de processos Plano de ação A comunicação com o cliente As conexões com o cliente: presencial, telefônico e on-line Plano de ação Avaliação do curso.

O SisEB é o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Foi criado pelo decreto nº 22.766, de 9 de setembro de 1984 e reformulado pelo decreto nº 55.914, de 14 de junho de 2010. Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, suas ações são coordenadas pela Unidade de Bibliotecas e Leitura (UBL).

O sistema congrega bibliotecas públicas municipais e comunitárias localizadas no Estado. A rede é composta por aproximadamente 900 unidades, incluindo a Biblioteca de São Paulo (BSP), uma unidade-laboratório para o fomento de bibliotecas-vivas.

No plano operacional, as ações do SisEB são realizadas pela SP Leituras, organização social de cultura, que mantêm contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Cultura, sob coordenação da UBL.

Promover a capacitação dos profissionais por meio de eventos, palestras, cursos e oficinas é uma das principais ações do SisEB. A realização anual do Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva) é outra iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura consolidada como referência do setor no Brasil.

A disseminação do conhecimento em diversas áreas relacionadas às atividades das bibliotecas públicas tem como objetivo melhorar as práticas de gestão e aprimorar permanentemente os serviços oferecidos ao cidadão.

Cabe ao SisEB atuar como agente de estímulo para o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes que mantêm as bibliotecas paulistas sintonizadas com os tempos atuais.

Colaborou: Odília Barbosa Ribeiro - Bibliotecária