Logo da Cidade de Tarumã

Inscrições para o ENCCEJA estão abertas e seguem até o dia 18

Tarumã, 10 de agosto de 2017

O Inep realiza exames que além de diagnosticar a educação básica brasileira possibilitam meios para certificar saberes adquiridos tanto em ambientes escolares quanto extraescolares. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA - é um desses exames.

O ENCCEJA tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, entre outros.

A participação no ENCCEJA é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Veja abaixo, o passo a passo de como fazer a inscrição. As provas serão no domingo 22 de outubro.

  • 1 - Visite o site do Encceja no portal do Inep

As inscrições ocorrem exclusivamente no link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso 

  • 2 - Dados necessários

No primeiro passo, é preciso digitar o CPF e a data de nascimento. O sistema usa, assim como no Enem, uma verificação que exige que o candidato clique em uma figura para prosseguir. 

  • 3 - Complete seus dados pessoais

É preciso preencher o número do documento de indentidade, além de dados sobre filiação, estado civil e endereço. 

  • 4 - Atendimento especializado

No passo seguinte, você precisa informar se "Necessita de atendimento especializado para realização da prova". Em caso positivo, precisa especificar qual a sua condição. Estão listados:

Surdocegueira / Deficiência auditiva / Baixa visão / Deficiência física / Autismo / Discalculia / Cegueira / Surdez / Visão monocular / Deficiência intelectual (Mental) / Dislexia / Déficit de atenção 

  • 5 - Atendimento específico

No caso de atendimento específico, é preciso incluir a CID referente ao diagnóstico médico.

  • 6 - Prova

Nesta etapa, indique o nível para o qual deseja obter certificação. É possível escolher entre ensino médio ou fundamental. Atenção nesta etapa: aqui você poderá escolher quais provas pretende fazer. Caso seja sua primeira tentativa de certificação, é preciso escolher todas:

Prova I - Ciências Naturais

Prova II - História e Geografia

Prova III - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna Artes, Educação Física e Redação

Prova IV - Matemática

Note bem: a opção de fazer apenas provas específicas é interessamente somente para alunos que já realizaram a prova em anos anteriores e obtiveram certificações parciais. Para conseguir o diploma, é preciso ter nota em todas as provas, ainda em que seja em edições anteriores.

Além disso nesta mesma etapa, é possível escolher a cidade onde quer fazer a prova. Nesta fase, a página aponta um aviso importante sobre alterações em dados: "Atenção: o município de realização de provas, a opção de nível de certificação e as provas selecionadas, poderão ser alteradas, apenas, durante o período de inscrição, das 10h do dia 07/08/2017 às 23h59min do dia 18/08/2017, na página do participante."

  • 7 - Questionário

O Inep realiza um questionário socioeconômico semelhante ao que já foi visto em edições anteriores de exames como o Enem. São mais de 20 perguntas sobre renda, escolaridade e família. Esses dados são usados para traçar o perfil dos participantes e dar subsídios para políticas educacionais.

  • 8 - Contato e senha

Nesta última etapa você vai precisar de um telefone fixo, um celular e um endereço de e-mail. É nesta etapa final que você irá cadastrar uma senha. Ela deve ter o mínimo de 6 e máximo de 10 caracteres, podendo conter apenas números e letras, com distinção de maiúsculas e minúsculas.

As inscrições ocorrem exclusivamente no link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso