Logo da Cidade de Tarumã

Inscrições para o Encceja terminam dia 22 e as provas serão em abril

Tarumã, 12 de janeiro de 2021

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 seguem abertas até o dia 22 de janeiro de 2021 pelo site http://encceja.inep.gov.br/encceja.

Durante o mesmo período, os atendimentos especializados deverão ser solicitados.

A aplicação do exame para o Ensino Fundamental e Médio será no dia 25 de abril de 2021 e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Quem pode participar?

A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Informações na Secretaria da Educação pelo telefone 3373 4507. 

Assessoria de Comunicação l PMT