Mais de 1200 unidades do “Kit Merenda em Casa” são entregues para alunos da rede municipal de ensino

Tarumã, 26 de maio de 2021

Nos dias 20 e 21 de maio de 2021, a Secretaria Municipal de Educação de Tarumã realizou a 2ª entrega dos kits do programa “Kit Merenda em Casa”, disponível à todos os alunos da rede municipal de educação desde o ano passado. Foram entregues, ao todo, 1281 kits para as famílias que solicitaram o benefício junto à escola em que os filhos estão matriculados.

O “Kit Merenda em Casa” é uma iniciativa da Prefeitura de Tarumã, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que, ainda no início de 2020, atendeu a uma demanda feita pela própria comunidade escolar. De acordo com Sandra Regina de Almeida Moura, secretária municipal da Educação, Cultura e Esportes, em 2020, esse benefício só estava disponível para as famílias que faziam parte do programa “Bolsa Família”. Mas, devido a alta procura de famílias que foram atingidas pela crise econômica que a pandemia trouxe, como perda de renda e de empregos, o Governo Federal permitiu que o “Kit Merenda em Casa” fosse aberto para todos os alunos da rede municipal.

“É um direito garantido às nossas crianças e nós queríamos diminuir um pouco o impacto que a pandemia teve na vida dessas famílias. A grande maioria das crianças atendidas ficavam o dia inteiro nas escolas e tinham acesso a 3 refeições por dia e, com a pandemia, tiveram essa dificuldade em suas casas, por muitos motivos. O nosso papel na educação não é somente ofertar o ensino, mas é também oferecer maneiras da criança se desenvolver e se, garantir o acesso à uma alimentação saudável está dentro do que nós podemos oferecer à essas famílias, é nosso dever disponibilizar maneiras de garantir que os alimentos cheguem à elas, ainda mais durante a pandemia”, ressalta Sandra.

De acordo com a Secretaria da Educação, todas as crianças matriculadas na rede municipal de ensino têm direito a receber o “Kit Merenda em Casa”. Para participar, os pais devem preencher um formulário disponibilizado através de um link enviado nos grupos de whatsapp em que as escolas mantém contato com os alunos. Famílias com até 2 crianças têm direito a 1 Kit, famílias com mais de 3 crianças podem receber até 2 kits.

No caso das escolas estaduais, como a E.E Maria Magdalena de Oliveira “Dona Cota”, E.E “Davi José Luiz” e E.E “Vila do Lago”, a prefeitura também obteve autorização do Governo Estadual para enviar a merenda para as escolas, inclusive o almoço, nos casos em que existe o período integral, para que as refeições sejam feitas nas escolas. Pensando no cuidado com a saúde alimentar dos alunos, também é distribuído frutas todos os dias para todos os alunos que aderiram ao programa.

A prefeitura informa que, a qualquer momento, os alunos do estado que ainda não receberam a alimentação, podem ir até a escola em que estão matriculados e solicitar a adesão. O serviço está disponível a todos os alunos de Tarumã desde o dia 3 de março de 2021.

Assessoria de Comunicação l PMT