Olaria Comunitária é tema de reportagem da TV TEM

Tarumã, 12 de dezembro de 2013

Na tarde do dia 10, a Prefeitura Municipal de Tarumã através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente recebeu a equipe da TV TEM que veio a cidade realizar reportagem sobre o reaproveitamento de restos de construção civil.

A equipe da TV TEM conheceu o local onde são fabricados os blocos ecológicos, a metodologia do projeto e conversou com beneficiados. A equipe atestou também o material aplicado, como calçadas melhorando o aspecto visual da cidade e garantindo a acessibilidade.

O projeto Olaria Comunitária tem servido de exemplo para outras cidades do estado de São Paulo que enxergam nesse projeto a forma correta de destinar o resto de construção.

Através da Olaria, as famílias produzem tijolos tipo “paver” na quantidade necessária para construir a calçada, onde a cada 100 tijolos que a pessoa fabrica, leva 80 para seu uso próprio, e deixa 20 tijolos para a Prefeitura. A Prefeitura disponibiliza gratuitamente os equipamentos, o material e orientação para a fabricação dos tijolos, que são chamados tijolos ecológicos, por reciclar entulhos de construção, que são utilizados como matéria prima; não impermeabilizam o solo, possibilitando com que a água escoe. O Paver é um revestimento que permite várias formas de montagem. O ideal para quem busca uma solução prática, mas não abre mão da beleza.

O objetivo do projeto também é a regularização das calçadas, lembrando que as calçadas irregulares são causadoras de muitos acidentes, envolvendo principalmente pessoas idosas e com deficiência. Portanto, além de melhorar as condições do imóvel e valorizá-lo, a adequação da calçada contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da casa beneficiada e também de todos que transitam pelo local.

As famílias interessadas devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua dos Cravos – 320, onde receberam as orientações detalhadas e preencherá uma ficha de inscrição.

Assessoria de Comunicação - PMT