Oscar Gozzi assina protocolo de intenção celebrado com 32º BPM/I para o "Despacho Social"

Tarumã, 17 de agosto de 2018

O prefeito Oscar Gozzi assinou no dia, 10 de agosto, protocolo de intenção celebrado com 32º BPM/I, para a implantação do "Despacho Social", através do programa "Órion", desenvolvido pelo 18º BPM/I, Batalhão da Polícia Militar que atende a região de Presidente Prudente, permitindo uma integração mais rápida e assistida, entre a Polícia Militar e demais órgão de apoio social.

O ÓRION é um software de gestão regional completo, acessado via internet, que integra diversas instituições para solução das demandas criminais e sociais, as quais colocam em risco a sociedade. O sistema permite a difusão de informações de ocorrências, análise de áreas de risco, geolocalização, relatório dos casos, consulta a medidas judiciais e mandados de prisão. Essa sinergia e conjunto de dados fornece suporte para as tomadas de decisões, planejamento estratégico e envolvimento de diversos setores sociais.

Dentro do Sistema Órion, encontramos a ferramenta "Boletim Social", onde o Policial Militar, durante atendimento de ocorrência, ao observar uma demanda social (criança em situação de risco, desentendimento familiar, idoso em situação de abandono, etc) irá elaborar um boletim de ocorrência de natureza social para ser inserido no Sistema Órion. Essas informações serão compartilhadas com os Órgãos Assistenciais parceiros que poderão informar as ações adotadas para o caso, buscando assim uma solução conjunta. O Sistema possibilita, ainda, que o policial militar saiba que tipos de ações estão sendo tomadas naquele determinado local, onde corriqueiramente a viatura é acionada para resolver uma demanda social.

Todas as informações do sistema e suas funcionalidades foram apresentadas durante reunião com secretários municipais e que contou com a presença do vereador Antônio Marcos da Costa Lima (Deguinha) que articulou a apresentação do sistema ao município.

Assessoria de Comunicação l PMT