Logo da Cidade de Tarumã

Papel do fisioterapeuta no tratamento multidisciplinar do paciente com obesidade

Tarumã, 23 de julho de 2018

O profissional fisioterapeuta tem contribuído para o tratamento da obesidade e suas comorbidades, devido ao seu desenvolvimento crônico, progressivo e altamente complexo. Um dos objetivos do fisioterapeuta é promover a melhora e integridade do sistema respiratório. Problemas relacionados ao sistema respiratório ocorrem devido ao aumento de peso/IMC.

A gordura que vai se depositando ao redor do tórax impede uma boa expansibilidade pulmonar, e não conseguindo se expandir, os pulmões começam a murchar, reduzindo as trocas gasosas, com isso, desenvolvem-se as chamadas atelectasias (colapsos pulmonares); com redução da saturação de oxigênio, a mecânica respiratória fica alterada, piorando os prejuízos a cada aumento de IMC, tornando a respiração mais curta, mais rápida e com maior gasto energético.

Essas alterações são mais incidentes nos indivíduos obesos e aqueles que sofrem de síndrome metabólica. Os prejuízos respiratórios geram limitações para uma boa qualidade de vida e independência para as atividades do cotidiano, prejudicando a qualidade do sono e interferindo na realização de atividades físicas e esportivas.

A fisioterapia utiliza seus recursos de cinesioterapia respiratória, visando otimização de trocas gasosas e fortalecimento da musculatura respiratória. Outro objetivo, está ligado à parte osteomuscular. As doenças ortopédicas e reumatológicas acometem com bastante incidência a população obesa. Os quadros álgicos decorrentes de lombalgias, bursites de ombro, fascites plantares, condromaláceas patelares, além de osteoartroses, geram enormes déficits de mobilidade, impedem a prática de atividade física, perpetuam os quadros de obesidade.

A cessação dos quadros de dor, a recuperação das estruturas osteomusculares e a reabilitação postural também fazem parte da atuação do fisioterapeuta dentro das equipes multidisciplinares em obesidade. O fisioterapeuta estende sua atuação para recuperar disfunções estético-funcionais, reabilitar assoalho pélvico e preparar os obesos para prática de atividade física e esportiva.

Assessoria de Comunicação l PMT