Pontos Mis traz noções básicas de montagens em filmes na Oficina de Edição

Tarumã, 25 de setembro de 2013

Com o objetivo de fazer com que os alunos conheçam algumas das principais técnicas de edição e montagem de filmes, o programa Pontos Mis conquistado pelo município de Tarumã em 2012 por meio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e do Museu da Imagem e do Som, promoveu no dia 11 de setembro a Oficina de Edição com duração de 4 horas.

A Oficina de Edição aconteceu no Centro Integrado de Educação e Cultura – CIEC, ministrado pelo diretor e montador André Francioli, que também trouxe aos alunos as diferenças entre o clássico e o moderno assim como a identificação das funções específicas do corte e outras operações básicas na construção da narrativa e da estética cinematográfica, apresentando um panorama histórico do cinema e da edição, até os dias atuais.

Montagem ou edição é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado - seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, etc. Em geral, a montagem é realizada pelo montador, em um equipamento compatível com a tecnologia empregada na realização do produto, sob a supervisão do diretor ou, em alguns casos, do produtor.

Como é realizada após a filmagem, a montagem é um processo de pós-produção e durante muito tempo foi considerada como o único processo original do cinema, aquilo que tornaria o cinema uma arte ou uma linguagem diferenciada das demais. Hoje, no entanto, vários autores consideram que há muitas semelhanças entre a montagem e os processos de composição em outras formas artísticas, tais como a poesia ou o romance.

A cada mês o Pontos Mis oferece uma oficina diferente, trazendo novidades que tem agradado os participantes, proporcionando cultura e conhecimento na área da mídia.

Assessoria de Comunicação PMT