Prefeito de cidade alagoana visita Tarumã e conhece o Programa Saúde Inteligente

Tarumã, 17 de março de 2020

Tarumã recebeu, no dia 10 de março de 2020, a visita do prefeito Marcius Beltrão, da cidade de Penedo, no estado de Alagoas. Na ocasião, o prefeito visitante conheceu o projeto de Telemedicina e Inteligência Artificial implantado na rede pública de saúde do município, o Programa Saúde Inteligente.

Marcius Beltrão foi guiado pelo prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi, que apresentou todas as unidades de saúde onde funcionam o projeto de telemedicina na cidade. Durante a visita, a comitiva de Penedo teve a oportunidade de acompanhar a aplicação de um exame de eletrocardiograma, bem como o seu diagnóstico, que é feito por um médico remoto.

Para o prefeito Marcius Beltrão “a tecnologia é um dos instrumentos fundamentais para que se possa dar a resposta à população da forma mais eficiente possível. Isso salva vidas. Toda a saúde do município de Tarumã está de parabéns! Vim aqui pra vislumbrar esse projeto, que está sendo iniciado aqui em Tarumã e, claro, com a possibilidade grande de implantarmos, não somente no município de Penedo mas também em 52 outros municípios que fazem parte do consórcio Conesul, em Alagoas.”

Ao final da visita, Beltrão agradeceu toda a hospitalidade que recebeu da equipe municipal: “Fico muito grato pela recepção que tive pelo prefeito, Oscar Gozzi, todo o povo de Tarumã e a equipe que faz parte da saúde pública do município”, elogiou o prefeito de Penedo.

Desde o dia 3 de fevereiro de 2020, o programa Saúde Inteligente atende à 4 especialidades médicas: dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cardiologia. Neste projeto, por conta da inteligência artificial, a taxa de assertividade é superior a 90%. Até o momento, a porcentagem de vezes em que o médico de São Paulo teve de intervir em alguma conduta terapêutica foi de apenas 7,8%.

O Programa Saúde Inteligente conecta toda a rede básica de saúde do município a uma rede de mais de 70 médicos especializados de hospitais e consultórios de São Paulo em tempo real. Todos os procedimentos são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível em todas as unidades de saúde da cidade.

Assessoria de Comunicação l PMT