PREFEITO OSCAR E VICE FERNANDES PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE FUTURO DO HOSPITAL REGIONAL DE ASSIS

Tarumã, 12 de janeiro de 2023

Sempre atentos e sensíveis a questões da saúde municipal e regional, o prefeito Oscar Gozzi e o vice-prefeito, Fernandes Baratela participaram de uma importante reunião na tarde desta quarta-feira (11) no auditório da Associação Comercial e Industrial de Assis. Além do prefeito e vice, o presidente da Câmara Municipal, José Roberto Almeida (Betão) e os vereadores Juliano Bregagnoli e Kelly Baratela também participaram do encontro.

Na mesa de autoridades estavam o Promotor de Justiça, Sérgio Campanharo, o prefeito de Tarumã e ex-presidente do CIVAP, Oscar Gozzi, a deputada estadual Dani Alonso, o deputado federal Capitão Augusto, o vice-prefeito de Assis, Aref Sabeh, o prefeito de Assis, José Fernandes, a secretária de saúde de Assis, Cristiani Silvério, a presidente do Conselho de Saúde Benedita Quintiliano Pereira, a diretora do Hospital Regional Dra. Lenilda de Araújo, e o presidente da Associação Paulista de Medicina de Assis, Roberto de Melo.

A reunião teve a finalidade de discutir a elaboração de um plano de ação, apresentar e pedir ao Governo do Estado melhorias no atendimento à população após fechamento do ambulatório de gestação de alto risco do Hospital Regional de Assis (HRA), e a falta de profissionais na área da neurologia.

A Dra. Lenilda de Araújo, diretora do Hospital Regional apresentou números relacionados aos Recursos Humanos. Foi possível verificar que em 2015, o hospital contava com 384 profissionais de enfermagem, chegando a 2023 com apenas 243 colaboradores, o que representa uma perda de 36,72%, no quadro.

Já em relação aos leitos, em 2015, o HRA contava com 127, chegando em 2023 com apenas 74, o que corresponde a 41,73% de perdas ao decorrer dos anos.

O Hospital Regional de Assis é referência, como a neurocirurgia, hemodiálise e a Unidade de Serviço de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) e atende além da cidade de Assis, outras 25 cidades.

A deputada estadual, Daniele Alonso, do partido Liberal, esteve presente na reunião e destacou a importância de levar a pauta para São Paulo.

"A saúde é necessidade primordial de qualquer cidadão e vemos aqui em Assis um hospital que precisa de suporte e um olhar diferenciado, por isso vamos unir forças e construir essa política de diálogos com tantas autoridades e olhar com atenção ao Hospital Regional de Assis", destacou.

O prefeito de Tarumã e ex-presidente do Consórcio Municipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), Oscar Gozzi, ressaltou o trabalho que já havia sido feito pelo CIVAP, solicitando melhorias investimentos para o HRA.

"Nós realizamos um diagnóstico, um debate, com lideranças, com a diretoria do hospital, com secretários municipais de saúde e apresentamos isso ao governo do estado. Agora fazemos novamente uma atualização e encaminhamos novamente um plano de ação que decidirá o futuro do Hospital Regional", pontuou.

A reunião contou com a presença de prefeitos, secretários e vereadores da região.

Fonte: Assiscity

Fotos: Assiscity e Renato Piovan - Gazeta Regional