Logo da Cidade de Tarumã

Prefeitura de Tarumã alerta para o período de maior ocorrência da febre amarela

Tarumã, 17 de dezembro de 2018

A Secretaria de Saúde de Tarumã alerta à população para a chegada do verão, período de maior risco de transmissão da febre amarela. Essa preocupação se dá devido ao início do período de férias e festividades de fim de ano, com o aumento da circulação de pessoas não vacinadas para áreas recém-afetadas pelo vírus e áreas endêmicas de ocorrência da doença, seja dentro do estado de São Paulo ou outros municípios do Brasil.

A febre amarela é uma doença transmitida por vetores, infecciosa viral e aguda, que pode levar a morte. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. O estado de São Paulo vem, desde 2016, enfrentando um surto de Febre Amarela Silvestre. A maioria dos casos confirmados ocorreram em pessoas não vacinadas, que se expuseram a áreas e ou atividades de risco (ambientes silvestres ou de mata).

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar pelo menos 10 dias antes do deslocamento.

O alerta vale também para pessoas que viajarão para as regiões litorâneas. Quem não tem carteira de vacinação ou não tomou a vacina contra a febre amarela pode procurar a sala de vacinação de Tarumã, na Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica na Avenida Tarumã, 360, Centro, com horário de funcionamento das 7h30 às 10h30 e das 12h30 às 15h30. A vacina é gratuita.

Assessoria de Comunicação l PMT