PREFEITURA DE TARUMÃ REALIZA AULA INAUGURAL DAS NOVAS TURMAS DE ROBÓTICA 2024

Tarumã, 23 de fevereiro de 2024

No dia 21 de fevereiro, o Núcleo de Robótica e Inovação de Tarumã foi palco da aula inaugural das duas novas turmas de Robótica, nos períodos da manhã e tarde. O evento contou com a presença de autoridades, estudantes e familiares, em dois momentos emocionantes.

O curso de Robótica foi idealizado em 2019 e tem como público-alvo estudantes do município matriculados a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II, tanto em escolas públicas quanto particulares, e também alunos do Ensino Médio. As aulas são totalmente gratuitas e seguem uma metodologia que engloba os fundamentos de Computação Básica, Introdução à Lógica, Algoritmos, Metodologia da Pesquisa Científica e Programação Básica para LEGO Ev3.
O principal objetivo do curso é auxiliar os estudantes a construir uma base sólida e aprofundar sua compreensão em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

O Núcleo de Robótica e Inovação está equipado com recursos de ponta, incluindo notebooks individuais, mesas de trabalho, bancada de montagem de robôs, kit multimídia, acesso à Internet Wi-Fi, sistema de monitoramento, arena de competição e mesa de treinamento de robôs. Além disso, neste ano o projeto conta com o apoio financeiro no valor de R$ 52.600,00 reais da empresa NovAmérica Agrícola, por meio do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A iniciativa visa promover a educação em robótica, destacando a importância da inovação e do aprendizado prático para os jovens de Tarumã. Com a parceria entre setores público e privado, o programa se consolida como um marco na educação do município, preparando os estudantes para os desafios e oportunidades do mundo moderno.