Programa Município Verde Azul promove palestra sobre Poluição Ambiental e Qualidade do Ar

Tarumã, 20 de agosto de 2018

O Dia do Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto e tem por objetivo alertar todas as esferas da população sobre o grave problema ambiental que enfrentamos e buscar medidas para conter a degradação do nosso planeta.

A Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos; através do Programa Município Verde Azul, convidou o Bombeiro Sargento Alexandre Policher Alves do Décimo Grupamento de Bombeiros - Posto de Bombeiros de Assis para ministrar uma palestra sobre o tema "Queimadas na Zona Urbana e a Qualidade do Ar" para o publico participantes do Centro de Convivência do Idoso “Divino Morro”.

O Sargento Policher falou sobre a prevenção de queimadas e incêndios na zona urbana, sobre a manutenção de terrenos que devem ser mantidos limpos com capina, sem o uso de fogo ou herbicidas. Os moveis velhos também não devem ser queimados. Citou o prejuízo econômico, pois existem as multas ambientais e os riscos de danos a terceiros, deixando evidente que o Município oferece o serviço gratuito de caçambas, onde as de cor amarela são exclusivas para resíduos de construção civil e as verdes são exclusivas para restos de podas de arvores e limpeza de jardins. Para o descarte de móveis e eletrodomésticos inservíveis existe caminhão “cata treco” que faz a coleta semanal.

Após a palestra, abriu-se espaço para o público se manifestar e fazer perguntas. O Sargento Policher esclareceu as duvidas e se colocou a disposição para outras palestras de temas de interesse do grupo, que saiu esclarecido sobre os riscos e perigos que o fogo pode causar ao meio ambiente.

O que é poluição? A poluição é geralmente definida como a degradação física e química do meio ambiente. De acordo com a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, ela é considerada a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

A poluição não está relacionada apenas com o descarte incorreto do lixo e com o lançamento de poluentes na atmosfera. Neste mês de agosto trataremos da poluição do ar, caracterizada pela alteração da composição do ar e desencadeada, entre outras causas, por indústrias, automóveis e até mesmo fatores naturais, como incêndios causados por raios ou incêndios causados pelo homem na zona urbana. O período invernal é caracterizado por baixas temperaturas, poucas chuvas, baixa umidade, geadas e folhas de arvores no chão na cidade palhadas no campo em abundancia, ou seja , um cenário propicio para a propagação de incêndios.

Assessoria de Comunicação l PMT