Reunião Regional com os Interlocutores do Programa Município Verde Azul,
Tarumã, 12 de agosto de 2016
Aconteceu no dia 04 de agosto, quinta-feira, no Centro de Educação Ambiental a reunião regional com os interlocutores do Programa Município Verde Azul, com a participação de representantes de várias cidades da região, numa espécie de tira-dúvidas para orientação dos participantes.
Nesse evento estiveram presentes os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, representantes dos municípios do CIVAP e dois representantes da Prefeitura Municipal de Tarumã – Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, os coordenadores de programas ambientais Osvaldo Esmerindo de Souza e Isadora Vanessa Brelaz de Sousa.
Considerando que a descentralização da política ambiental tem resultado em significativos avanços ambientais e na consequente melhoria da qualidade de vida e que as informações decorrentes da consecução das ações propostas pelo Programa contribuem para o aprimoramento da gestão ambiental local e regional, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente realizou este encontro para dirimir as dúvidas e prosseguir com a etapa 2016 do programa.
Abrindo o encontro aconteceu a palestra motivadora com o responsável pela ARPEV em Paraguaçu Paulista – Associação Regional de Recebimento e Prensagem de Embalagens Vazias, Luciano Taveira Barros, versando sobre: Recolhimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.
Para a consecução dos objetivos do Programa Município Verde Azul, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente acompanhará os municípios na consecução das diretivas do programa e, ao mesmo tempo, promoverá as seguintes ações: orientar as Prefeituras Municipais para o cumprimento adequado das Diretivas Ambientais, bem como no planejamento da política ambiental municipal; definir e publicar as ações propostas, pesos e notas das Diretivas Ambientais para o cálculo do Índice de Avaliação Ambiental – IAA; elaborar e disponibilizar aos Municípios o Sistema Informatizado para preenchimento do Relatório de Gestão Ambiental; orientar o Interlocutor na utilização e alimentação do Sistema Informatizado; calcular os Índices de Avaliação Ambiental - IAAs, divulgando a pontuação obtida pelos Municípios; e, finalmente, conceder o “Certificado Município Verde Azul” e o “Prêmio Governador André Franco Montoro”.