Marca Prefeitura

Saiba mais sobre o trabalho do Núcleo Educacional Multidisciplinar de Tarumã (NEMT)

A missão mais importante do Núcleo Educacional Multidisciplinar de Tarumã (NEMT) é elucidar o diagnóstico de crianças que apresentam dificuldades em diferentes áreas da vida, durante sua frequência na rede municipal de ensino.

Diversos fatores de risco podem deixar a criança em um estado de fragilidade, como o modelo social e familiar, a cultura, a exposição à mídia, o grupo de amigos, dentre outros. Tudo isso influencia as crianças muito cedo, mas de forma sutil e, muitas vezes, o impacto não é facilmente percebido.

Transtornos mentais e emocionais, comportamentais e de aprendizagem na infância - que alterariam o curso normal do desenvolvimento - podem ser evitados se a observação for precoce, continuada, sistematizada e permanente que, por sua vez, encaminhará o problema para uma solução também antecipada.

A partir dos problemas detectados pelos professores e acompanhados por um período 4 a 6 meses na instituição escolar, por seus psicopedagogos, o NEMT recebe a criança para aprofundar a avaliação, por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esportes e Turismo e pela Secretaria Municipal da Saúde, as quais realizam um diagnóstico especializado e aplicam todos os recursos disponíveis para seu tratamento.

Atualmente, a equipe é composta por dois médicos psiquiatras, duas fonoaudiólogas, uma psicopedagoga, um psicólogo, um estagiário e um agente administrativo. A supervisão da unidade é realizada pela médica psiquiatra Doutora Ana Cecília Marques e a coordenação do núcleo é realizada pela supervisora de ensino Cássia Helena Hartman. Segundo depoimento da equipe, evitar que as dificuldades apresentadas na vida da criança se tornem crônicas, previne comportamentos de risco na adolescência e ainda mudar a história do aluno no início, fará diferença em toda sua vida!

Mais informações sobre o NEMT podem ser obtidas pelo telefone (18) 3373-4500, ramal 7320, ou procure o NEMT, na Avenida Pau Brasil, 350 - Vila das Árvores. Tarumã – SP.