Logo da Cidade de Tarumã

Secretaria da Saúde adere à campanha “Fique Sabendo” em alusão ao Dezembro Vermelho

Tarumã, 5 de dezembro de 2018

A Prefeitura de Tarumã, por meio da Secretaria da Saúde, adere à campanha “Fique Sabendo”, em alusão ao movimento Dezembro Vermelho, por conta do Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1 º de dezembro. A campanha refere-se à ação de diagnóstico de portadores do vírus da AIDS, o HIV, e da sífilis. Os testes rápidos para diagnosticar os dois vírus são gratuitos e podem ser feitos de 3 a 7 de dezembro de 2018, nas quatro unidades de Saúde da Família de Tarumã.

O objetivo da campanha é o diagnóstico de pessoas portadoras de HIV e sífilis que nunca fizeram o exame ou, em algum momento da vida, podem ter se contaminado e ainda nem sabem. O diagnóstico precoce é importante para realizar o tratamento em tempo oportuno, o que garante mais qualidade de vida.

Os testes, que levam, no máximo 15 minutos em sua execução, são realizados em três etapas. Na primeira etapa é feito um pré-teste, no qual uma ficha de atendimento é preenchida. Em seguida, o paciente é encaminhado à execução do teste, que consiste em uma picadinha no dedo e, por último, é feita a entrega do resultado e o aconselhamento pós-resultado.

Essa ação ocorre em todo estado de São Paulo, nos municípios que aderiram ao programa e tem como objetivo diagnosticar pessoas que não sabem que têm os vírus. O objetivo maior é chamar a atenção para as medidas preventivas dessas doenças.

Assessoria de Comunicação l PMT