Secretaria de Agro-obras comemora o Dia da Árvore com Escola Estadual

Tarumã, 20 de setembro de 2018

A Prefeitura Municipal de Tarumã, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos esta implantando um projeto pioneiro no município na área de arborização urbana, iniciando uma parceria com a Escola Estadual “Maria Magdalena de Oliveira - Dona Cota”, com o apoio do diretor Reinaldo Claudino de Holanda.

O projeto se chama “Espaço Árvore” e faz parte do Programa Município Verde Azul e é definido da seguinte forma: para a construção de covas espaçosas, leva-se em consideração uma largura mínima das calçadas, de no mínimo 2 (dois) metros de largura e, para que seja construído o espaço, deve-se estabelecer 40% da largura, ou seja, 80 centímetros e o comprimento do espaço deve ser o dobro da largura - 160 centímetros. Para calçadas que tenham uma largura maior, deve-se usar o mesmo cálculo, não devendo ser utilizada essa metodologia em calçadas com larguras inferiores a dois metros.

Com a metodologia utilizada na implantação de covas maiores do Espaço Árvore é possível aumentar o percentual de áreas permeáveis nos centros urbanos, o que pode favorecer uma maior infiltração de água no solo com melhora da drenagem urbana, aumento da arborização de porte adequado e o favorecimento do microclima local e, assim, manter um espaço adequado para o deslocamento de pedestre.

O aumento dessa área livre ao redor do caule da árvore – Espaço Árvore – induz a um maior crescimento de sua parte aérea e de suas raízes pelo aumento da oferta de água e nutrientes, melhorando a saúde da planta. Esses fatores podem reduzir gastos com a manutenção da arborização urbana e equipamentos públicos, assim como o corte de árvores por motivos de rachaduras nas calçadas.

Assim, para comemorar o Dia da Árvore, alunos da turma do 2ºano B do Biólogo; prof. José Marcelo foram instruídos na importância da arborização urbana e na forma correta de executar o plantio das mudas, para que possam formar belas plantas no futuro. O jovem que aprende a plantar a muda hoje, será o homem que vai cuidar da árvore amanhã.

A técnica do “Espaço Árvore” também foi aplicada em toda a área da Praça do Trabalhador Alexandre Benelli em sua ultima remodelação paisagística e será aplicada gradativamente em todas as áreas publicas do município nos próximos anos.

Assessoria de Comunicação l PMT