Secretaria de Assistência e Desenvolvimento de Tarumã cria novo serviço de atendimento à 3ª idade

Tarumã, 29 de junho de 2020

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Tarumã, por meio da Prefeitura Municipal, implanta um novo serviço de atendimento à população idosa do município. Trata-se do “Espaço Vô Vó”, um local onde os idosos poderão passar por atendimentos e cuidados durante todo o dia, monitorados por uma equipe criada especialmente para o serviço.

Criado com a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de pessoas da 3ª idade do município de Tarumã, o “Espaço Vô Vó” passou pelo parecer da Prefeitura e da Câmara Municipal ainda em 2019, quando o serviço foi incluído no Plano Orçamentário de 2020.

O “Espaço Vô Vó” tem como público-alvo idosos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social e que demandem o auxílio de terceiros ou de equipamentos especiais para a realização de atividades do cotidiano. Outra condição necessária para que o idoso seja atendido pelo serviço “Espaço Vô Vó” é que os familiares devem estar trabalhando ou estudando, ou seja, precisam provar que não possuem disponibilidade para que as necessidades de cuidados ao idoso sejam promovidas em suas próprias residências. Além disso, é necessário que os idosos não sejam acamados e tenham certa autonomia.

Segundo Carolina Guedes Hartmann, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Tarumã, os principais objetivos com esse espaço é prevenir e evitar situações de riscos aos idosos, bem como também evitar o isolamento social dos mesmos. “Queremos reduzir o número de internações médicas e acidentes domésticos envolvendo idosos. Esperamos que o “Espaço Vô Vó” ajude a fortalecer os vínculos familiares, através das nossas orientações sobre cuidados básicos que são necessários à pessoa idosa. Acreditamos que compartilhar essas informações com as famílias sejam essenciais e necessárias para que a participação familiar na atenção à saúde do idoso cresçam de maneira significante”, explica a secretária.

De acordo com a Secretaria, inicialmente o “Espaço Vô Vó” será capaz de atender 20 idosos, mas é esperado que esse número possa ser ampliado, se houver demanda por parte da população. Os idosos que forem atendidos terão acesso à uma alimentação preparada com um cardápio que é totalmente adequado às suas necessidades, com café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde.

O “Espaço Vô Vó” está em consonância com a Política de Assistência Social e é um serviço destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial de Média Complexidade, classificado como Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, aprovada pelo Conselho Nacional da Assistência Social, conforme resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009.

Assessoria de Comunicação l PMT