Logo da Cidade de Tarumã

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Tarumã oferece serviços de proteção a famílias

Tarumã, 12 de junho de 2019

A secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Tarumã, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), oferece os serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), em que os profissionais realizam um trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

O PAIF prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. Atualmente, o CRAS atende, aproximadamente, 300 famílias, sendo que, neste momento, 215 estão sendo acompanhadas regularmente pelo PAIF e as demais figuram em atendimentos pontuais de famílias que procuram pelo serviço, são encaminhadas pela rede ou identificadas/orientadas em ações realizadas pelo em território.

O CRAS também oferta os serviços de convivência e fortalecimento vínculos  “Crescer Sempre e Espaço Jovem”, que atualmente atende 95 adolescentes, entre 10 e 17 anos, que participam regularmente de oficinas em contraturno escolar.

O trabalho do PAIF  é realizado por técnicos do serviço social e psicologia, que realizam diariamente a acolhida das famílias que vão até o CRAS em busca de atendimento e orientação, atendem às solicitação de benefícios eventuais das famílias que são acompanhadas, realizam atendimentos individuais e grupais, além de realizar oficinas e diversas ações na comunidade que levam essas famílias ao fortalecimento de suas potencialidades, de seus vínculos e suas fragilidades.

Qualquer pessoa ou família que se encontre em situação de vulnerabilidade social, fragilidade ou com conflitos familiares podem ser atendidos pelo CRAS, inclusive recebendo encaminhamento para outras unidades. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, no CRAS, que é localizado na Rua Pará, 143. Vila dos Estados – Tarumã.

Assessoria de Comunicação l PMT