Logo da Cidade de Tarumã

Secretaria de Saúde de Tarumã faz testes gratuitos de Hepatite na campanha Julho Amarelo

Tarumã, 10 de julho de 2019

A secretaria de Saúde de Tarumã, em parceria com a secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, realiza a campanha Julho Amarelo, de 15 a 31 de julho de 2019, das 13h às 16h, nas Unidades de Saúde da Família do município. Nesses dias, os funcionários estarão fazendo os testes para diagnóstico das hepatites, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.

O Julho Amarelo visa conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais B e C, já que a hepatite é uma doença invisível e silenciosa, na maioria das vezes não apresenta sintomas, mas pode evoluir para cirrose, câncer e até levar a morte.

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas e possuem distribuição universal. O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que têm estes vírus.

O conhecimento da existência da doença, principalmente nessa população, é o grande desafio, pois essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que estão infectadas, por ser uma doença sem sintomas e de longa evolução.

Assessoria de Comunicação l PMT