Secretaria Municipal de Assistência Social faz atualização cadastral de famílias do Cadastro Único

Tarumã, 22 de maio de 2014

A Secretaria Municipal de Assistência, por meio do setor de Cadastro Único está realizando a atualização cadastral das famílias que não atualizaram seus dados nos últimos dois anos e /ou que sofreram mudanças de endereço, de renda, inclusão e/ou exclusão de membros da composição familiar.

Caso o Responsável Familiar não efetue a atualização, poderá ter o benefício bloqueado ou quando esse prazo ultrapassa 48 meses, o benefício poderá ser cancelado automaticamente.

É muito importante que o Responsável familiar procure o setor de Cadastro Único e informe qualquer alteração, evitando assim, bloqueio ou cancelamento do benefício.

O Cadastro Único é um programa do Governo Federal e serve para que os governos municipais, estaduais e federais conheçam melhor a realidade das famílias de baixa renda.

Depois que a família entra para o Cadastro Único, ela pode participar de muitos programas sociais como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Telefone Popular, Programa Brasil Alfabetizado, Cisternas, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Carteira do Idoso, Isenção de Taxas para concursos públicos, Programas Habitacionais geridos pelo Ministério das Cidades, Programa Bolsa Verde, Pronatec, Contribuição Previdenciária para Donos e Donas de Casa; e Carta Social.

Segundo Silmara Beraldo - Coordenadora do Cadastro Único, podem ser inseridos no Programa, todas as famílias com renda per capta mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos.

A família deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua dos Cravos, 320 – Centro, e apresentar os documentos das pessoas que moram juntas na mesma casa: CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, RG, carteira de trabalho, comprovante de endereço (conta de luz ou água).

Silmara relata que o cadastramento não garante a entrada automática das famílias aos programas. Esta entrada obedece as regras de concessão de benefícios, que se vinculam a estimativa de pobreza de cada município, a disponibilidade orçamentária  do Governo Federal e a atualização do cadastro de cada família.

Assessoria de Comunicação PMT.