Secretaria Municipal de Assistência Social proporciona curso de capacitação para colaboradores

Tarumã, 13 de novembro de 2013

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no último dia 07 de novembro o curso de capacitação para os colaboradores da Assistência Social.

A capacitação que teve como tema “Administre seu dinheiro de forma consciente” foi realizada pelo SESI de Marília e ministrado por Josyanne M. Gomes Viana.

O objetivo principal da capacitação foi de auxiliar os colaboradores a alcançarem o equilíbrio financeiro por meio do uso consciente do dinheiro, incentivando o hábito de “poupar” contribuindo por meio do uso consciente do dinheiro, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, e fazer com que os participantes sejam multiplicadores das informações recebidas para as famílias integrantes dos Serviços Socioassistenciais em 2014.

Foi entregue a todos os presentes uma cartilha SESI, com informações detalhadas sobre o tema mencionado, do qual puderam discutir e tirar dúvidas a respeito. Também foi exercido um questionário que serviu para cada colaborador avaliar como está administrando o seu dinheiro.

Os conteúdos abordados foram:

- O dinheiro na vida das pessoas.

- Fatores que impulsionam o consumo

- Tipos de consumidores

- Equilíbrio financeiro familiar

- Aprender a economizar

- Como sair do vermelho

- Como limpar seu nome

- Quais os direitos do consumidor

- Consumo consciente

- Equilíbrio financeiro e qualidade nas relações familiares.

O dinheiro tem um papel muito importante na vida das pessoas, com capacidade de proporcionar a satisfação das necessidades humanas individuais e sociais e o poder de comprar quase tudo, concretizando a maioria dos desejos. Não deve se esquecer de que, o dinheiro, sempre será necessário, mas que ele está para servir o homem e não para que o homem viva em função dele. É preciso distinguir o que é necessário do que é desejado. O necessário é algo indispensável; e o desejo é algo que não supre uma necessidade básica, mas pode ser indispensável. O ideal é sempre planejar, traçar metas para administrar melhor o dinheiro, assim proporcionará uma melhoria na qualidade de vida.

“HÁ DUAS MANEIRAS DE CONSEGUIR O SUFICIENTE: UMA É CONTINUAR A ACUMULAR MAIS E MAIS. A OUTRA É DESEJAR MENOS”.

G.K.CHESTERTRN

Assessoria de Comunicação PMT.