SEMEC oferece mutirão de audiometria aos alunos de JD II e primeiros anos do Ensino Fundamental

Tarumã, 15 de outubro de 2014

Desde o dia 15 de setembro de 2014, está acontecendo o mutirão de acuidade auditiva dos alunos da rede municipal de ensino, são crianças que correspondem à faixa etária de cinco a seis anos e também de alunos encaminhados pela Dra Ana Cecília P. Roselli Marques, coordenadora do Projeto Periscópio. Estão previstos para este mutirão a avaliação audiométrica de mais de quatrocentos alunos, o exame está sendo realizado no espaço do Centro de Reabilitação pelo Fonoaudiólogo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura André Ricardo dos Santos e contará com apoio da fonoaudióloga Janaína Lorenzentti Vezali que atua na Secretaria Municipal da Saúde.

“Através da audiometria podemos detectar patologias com relação à audição e, ao aplicar o teste nos alunos, podemos detectar precocemente e iniciar se necessário um tratamento auditivo com o otorrinolaringologista“, enfatiza o fonoaudiólogo André. Os exames estão sendo realizados com a cabine audiométrica e o audiômetro da Secretaria Municipal de Saúde, os quais foram adquiridos através da Campanha Empresa Inteligente, Cidadão Consciente do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Mutirão é uma das ações idealizadas pelo NEMT (Núcleo Educacional Multidisciplinar de Tarumã), instalado desde o ano de 2013 dentro da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sua missão é diagnosticar e atender crianças que apresentem dificuldades acadêmicas, afetivas e sociais, mentais e do desenvolvimento intelectual. Além do fonoaudiólogo, o Núcleo é composto por uma psicóloga, uma psicopedagoga e um psiquiatra da infância.

Colaborou: Regina Célia Manfio Marroni Dias

Assessoria de Comunicação PMT.