Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência realizou Semana do Setembro Verde

Tarumã, 5 de outubro de 2018

No mês de setembro, o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências e suas Famílias ”Vida Ativa” realizou a Semana do Setembro Verde, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e as Escolas Municipais de Tarumã.

O trabalho foi desenvolvido com os alunos do 5ª ano, de todas as Escolas Municipais, para conscientizá-los e sensibilizá-los a crescerem conscientes, a conhecerem de perto as dificuldades, que as pessoas com deficiência encontram diariamente, e de como são capaz de terem uma vida ativa.

Em um primeiro momento, as crianças dos 5ª anos fizeram uma visita ao Serviço Vida Ativa para aprenderem técnicas de artesanato e horticultura com as pessoas com deficiência. E, no segundo momento, os alunos receberam os integrantes do Serviço Vida Ativa em suas escolas. A troca de vivência foi fantástica de ambos lados. Além disso, alunos classificados com grau de deficiência intelectual grave, realizaram uma exposição de pintura espelhada que foi aberta ao público.

A intenção da equipe do Serviço, com esta agenda de atividades, foi promover a reflexão e a inclusão. “O objetivo girou em torno de pensarmos sobre o que podemos fazer para garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados? Acreditamos que, se cada cidadão brasileiro refletir sobre essa questão, teremos um país mais justo e inclusivo em todos os níveis”, falou Carolina Guedes Hartmann, Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

A Semana do Setembro Verde foi inspirada no dia 21 de setembro, considerado desde 1982 o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser considerado também o Dia da Árvore, o que remete ao pensamento de que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

Sobre o Vida Ativa

O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências e suas Famílias ”Vida Ativa” é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Tarumã, e tem como objetivos promover autonomia, independência e melhora na qualidade de vida da pessoa com deficiência e seus cuidadores, além de promover apoio às famílias na tarefa de cuidar.

Atualmente, o Vida Ativa atende 45 pessoas, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 16h30, sendo 33 pessoas com deficiência e 12 familiares. O maior desafio é conseguir mobilizar a sociedade em torno dos direitos adquiridos e pensar as competências de cada um dentro do processo de garantia, que não depende só do poder público, mas principalmente da mudança de atitude e da ação social de cada cidadão.

Assessoria de Comunicação l PMT