“Setembro Verde” - mês da inclusão das pessoas com deficiência.
Tarumã, 28 de setembro de 2017
O mês oficial da luta pela inclusão social da Pessoa com Deficiência tem como objetivo gerar visibilidade a causa da pessoa com deficiência. Setembro foi escolhido para essa ação em razão do dia 21 ser Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o mês de setembro também representa esperança e renascimento, marcado pelo início da Primavera. Além da comemoração da data, a ação tem o intuito de tornar o mês referência nacional.
Os alunos EM “José Rodrigues dos Santos” e EM “José Ozório de Oliveira” juntamente com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, abraçaram essa causa e realizaram várias atividades voltadas para a inclusão social da pessoa com deficiência e suas dificuldade no cotidiano neste mês.
As escolas municipais, realizaram pesquisa de campo, entrevistando Pessoas com Deficiência, e participando de roda de conversa com os membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que relataram sobre a historia das pessoas com deficiência no Brasil, e suas fases de progressos, segregação, integração e inclusão, os tipos de deficiência, e como devem agir com cada pessoa.
Realizaram atividades em sala de aula através de produção de texto com o tema “ O que é inclusão para você” e desenhos. Visitaram o Serviço de Proteção Social e Especial para Pessoa com Deficiência e Seus Famíliares. “Vida Ativa” e interagiram com os alunos que lá estavam no momento.
A conclusão que todas os alunos chegaram, é de que todos temos nossas deficiências, e devemos tratar todos bens, não só a pessoa com deficiência.
“ E quem garante que a história
É carroça abandonada
Numa beira de estrada
A história é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue”
Chico Buarque
Assessoria de Comunicação l PMT