Sistema de Avaliação da Educação Básica–SAEB e Provinha Brasil são aplicadas nas escolas Municipais

Tarumã, 25 de novembro de 2013

Nos dias 21 e 22 de novembro, aproximadamente 900 alunos das escolas Municipais de Tarumã participaram a Prova Brasil, Provinha Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA.

As provas Brasil e ANA fazem parte do Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB)que tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica Brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso á escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

A Prova Brasil foi criada em 2005 para complementar a avaliação proposta pelo Saeb, mais teve sua primeira aplicação realizada em 2007. Desde então é realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC).

A Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA é uma avaliação censitária envolvendo os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.

Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de Alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um  diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

Assessoria de Comunicação PMT.