Tarumã adota serviço de Teleorientação no combate ao Covid-19

Tarumã, 15 de maio de 2020

Por meio de uma ligação grátis, população tem acesso a orientações sobre a pandemia e avaliação de equipe médica e de enfermagem, evitando deslocamento desnecessário e o sobrecarregamento das unidades de saúde do Município

A cidade de Tarumã (SP) tem um novo aliado no combate a pandemia do novo Coronavírus. Desde a última sexta-feira, dia 08 de maio, a cidade conta com o serviço de teleorientação, disponível a todos os moradores.

Por meio de um 0800, sem custo para o usuário, a população tem acesso a um canal com orientações sobre isolamento, sintomas e prevenção. Caso o paciente esteja apresentando sintomas da doença, ele é conectado a uma central formada por equipe médica e de enfermagem, para avaliar se é necessário o encaminhamento para uma unidade de saúde.

A solução é desenvolvida pela iSalut, empresa que une inteligência artificial e inteligência médica para causar um impacto na saúde da população. “Estamos muito contentes com essa parceria com a iSalut. Esse novo serviço é muito importante para assegurar a saúde da nossa população na luta contra a pandemia, orientando de maneira correta os munícipes, sem a necessidade de locomoção, respeitando as orientações de distanciamento social e encaminhando ao nosso serviço de saúde apenas os casos complexos, preservando nossas unidades”, destaca o prefeito de Tarumã,  Oscar Gozzi.

O lançamento do serviço foi anunciado pelo prefeito durante uma transmissão realizada no perfil da Prefeitura no Facebook e o funcionamento é de segunda a sábado, das 08h às 18h. Os registros das ligações com a equipe médica e de enfermagem são registrados em sistema, em um prontuário eletrônico, podendo ser utilizado em atendimentos futuros.

Tarumã ainda não possui nenhum caso confirmado de Covid-19. A cidade, até o dia 12 de maio, registrou 11 caos suspeitos, que foram notificados e isolados, 13 casos descartados e 24 casos suspeitos que foram avaliados e descartados.

Parceria de telemedicina

Além da parceria no serviço de teleorientação no combate ao Covid-19, Tarumã conta com uma parceria com a iSalut para utilização da telemedicina na cidade. As unidades de saúde do município contam com o suporte da equipe médica, localizada em São Paulo, por telemedicina, em cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e dermatologia.

O serviço de telemedicina em cardiologia na cidade ganhou destaque na página oficial do Programa Parcerias Municipais, do Governo do Estado de São Paulo, como um case de sucesso a ser seguido por outros municípios que buscam oferecer uma melhor assistência médica à população e melhores indicadores assistenciais.

Com o serviço de telemedicina, o diagnóstico é 10 vezes mais rápido, impactando na redução de 50% a mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Assessoria de Comunicação l PMT