Logo da Cidade de Tarumã

Tarumã amplia uso da telemedicina e inteligência artificial na saúde

Tarumã, 4 de fevereiro de 2020

A prefeitura de Tarumã lançou na manhã de segunda-feira, dia 3 de fevereiro de 2020, no Centro Integrado de Educação e Cultura (CIEC), a ampliação de mais três especialidades do programa Saúde Inteligente, que usa a tecnologia de telemedicina. Agora, além de cardiologia, a população da cidade terá também o atendimento, com suporte da tecnologia, nas especialidades de dermatologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.

O processo é simples, mas muito eficaz. Os exames são realizados nas unidades de saúde de Tarumã e enviados a uma central dotada de inteligência artificial, que faz a avaliação inicial do exame e encaminha ao médico especialista com a sugestão diagnóstica para realizar o laudo. Caso seja detectada alguma anormalidade, o especialista entra em contato com o profissional da unidade, por meio da telemedicina, para orientar a conduta que deve ser aplicada. O projeto, em Tarumã, é pioneiro no sistema público de saúde.

A expansão do projeto conecta a população de Tarumã ao que há de mais moderno na medicina, garantindo acesso a uma assistência ágil e de qualidade. O fluxo de atendimento nas três especialidades ocorrerá da mesma forma que a cardiologia. Com um equipamento portátil o profissional da unidade fará a imagem e enviará para a central de inteligência artificial, que fará a avaliação prévia e encaminhará para o especialista com uma sugestão diagnóstica.

Graças ao processo de machine learning o sistema dotado de inteligência artificial tem uma assertividade superior a 90% na avaliação do exame. Na sequência entra a inteligência médica, que avalia e dá prosseguimento ao atendimento, encaminhando o laudo do exame ou, quando necessário, entrando em contato para orientação da conduta que deve ser adotada.

A avaliação da dermatologia, otorrinolaringologia e oftalmologia é realizada com o mesmo equipamento usado na cardiologia, sendo necessária apenas a troca da lente, de acordo com a necessidade da especialidade. “Com a experiência que tivemos com a cardiologia, vamos conseguir avançar bastante nessas três especialidades, oferecendo um diagnóstico mais rápido e direcionando para tratamento os casos mais urgentes.”, diz Elvira Gozze, secretária da Saúde de Tarumã.

Próximo de completar seis meses de atuação na cardiologia, a iSalut, empresa que desenvolveu a solução, já recebeu mais de 1.500 eletrocardiogramas de Tarumã, sendo 525 realizados no atendimento de emergência. A porcentagem de intervenções, em que o médico de São Paulo precisou entrar em contato com o profissional de Tarumã, para orientação de conduta terapêutica, é de 7,8%. “Temos dados para demonstrar que já salvamos vidas em Tarumã graças a essa parceria, a essa tecnologia. Identificamos pessoas que chegaram com problemas cardiológicos, praticamente infartados em nosso atendimento, foram diagnosticados e encaminhados e em menos de seis horas já realizaram o procedimento e estavam com o coração reestabelecido”, ressalta o prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi.

Workshop lesões na pele e atendimento ao público

Na ocasião do lançamento do programa, também foi realizado um Workshop gratuito com a dermatologista Aline Navarro (CRM 149445), da iSalut, para tatuadores e profissionais de estética e beleza. A médica falou sobre cuidados com a pele, principais lesões e problemas, como identificar alguma alteração e como proceder nesses casos. Das 14h às 17h, 25 pacientes de Tarumã, que estavam aguardando consulta com dermatologistas, foram selecionados pela prefeitura para receberem atendimento inicial com a Dra. Aline Navarro.

Estiveram presentes no evento de ampliação do programa Saúde Inteligente o prefeito Oscar Gozzi, o vice, Fernandes Baratela, a secretária da Saúde, Elvira Gozze, os demais secretários municipais e os vereadores Adilson Perciliano, Antonio Marcos da Costa Lima, o Deguinha, e Solange Caron. Além deles, outras autoridades também marcaram presença, como o deputado estadual Mauro Bragato, o prefeito de Florínea, Paulo Eduardo Pinto, o Duda, Julio Urbano, representando o deputado federal Junior Bozela, Isabel Cristina Nucci de Souza, representante do Departamento Regional de Saúde (DRS), Claudineia Almeida de Souza Camoleze, representando Santa Casa de Cândido Mota e  Eraldo José Pereira, vereador de Cândido Mota.

Assessoria de Comunicação l PMT