Tarumã desenvolve o Projeto Jovem Agricultor do Futuro

Tarumã, 20 de setembro de 2013

A Prefeitura Municipal de Tarumã desenvolve no município através de uma parceria entre o SENAR – Serviço nacional de aprendizagem rural e o Sindicato Rural de Assis o Projeto Jovem Agricultor do Futuro – JAF que tem como público alvo filhos de agricultores ou filhos de pais que tenham algum tipo de atividade ligada à agricultura com idade entre 14 anos completos e 17 anos. A cada ano são disponibilizadas 35 vagas para a realização do projeto.

As atividades que são divididas em dezoito oficinas ocorrem no período inverso das aulas, ou seja, o aluno que estuda no período da manhã participa do projeto no período da tarde com início às 13h e seguem até as 17h divididas em aulas teóricas e praticas.

As aulas teóricas são ministradas pela instrutora Tânia Machado que transmite aos jovens noções de como se preparar para o mercado de trabalho, cidadania, marketing pessoal e comercial, comercialização de produtos agrícolas e informática.

Já as aulas práticas acontecem em um espaço chamado de “área experimental” com2.500 m²ao lado do Paço Municipal e são ministradas pelo instrutor Moisés Gomes de Lima e são preparas para que os integrantes do projeto aprendam um pouco mais sobre horticultura, culturas anuais, culturas perenes, criações de pequenos animais (coelhos, frango de corte, galinhas poedeiras, criação de minhocas e peixes), preservação ambiental e como gerar renda num espaço de2.500 m².

Todas as atividades são divididas entre os três parceiros, o SENAR fornece para o projeto todo o material didático, alimentação e treinamento dos instrutores, o Sindicato Rural de Assis é o elo com o SENAR administrando toda a parte financeira e a Prefeitura Municipal de Tarumã cede ao projeto os espaços para as aulas práticas e teóricas, ferramentas e insumos agrícolas além do transporte que leva os alunos do ponto de saída até a área experimental.

Além disso, a equipe do JAF faz várias visitas técnicas em criadouros de suínos, confinamento de gado de corte, hortas comerciais, área degradadas, matas ciliares entre outras.

Mais informações sobre o Projeto JAF pelo Telefone 3329 2561.

Assessoria de Comunicação PMT