Marca Prefeitura

Tarumã é sede de encontro técnico do programa Município Verde-Azul

Tarumã, 9 de abril de 2019

Tarumã foi sede de um encontro técnico do programa Município VerdeAzul (PMVA), no dia 2 de abril de 2019. O evento, que reuniu técnicos de Meio Ambiente de mais de 15 municípios da região, como Maracaí, Paraguaçu Paulista, Assis, Ourinhos, dentre outros, abordou as diretivas para que os municípios consigam se adequar aos critérios para receber o selo de Município VerdeAzul.

O encontro aconteceu na Associação Comunitária Rural de Tarumã (ACRUTA) e José Walter Figueiredo, coordenador estadual do programa Município VerdeAzul, que pertence à Secretaria de Infra-Estrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), ensinou aos técnicos das cidades a como colocarem em prática as diretivas para que recebam o selo do programa.

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.