Tarumã está entre os 158 municípios que receberam o selo Município Verde Azul
Tarumã, 3 de abril de 2012
O Município Verde Azul chegou a sua quarta edição fortalecendo o planejamento ambiental e incentivando a participação da sociedade civil na agenda ambiental. Em 2011, 158 municípios receberam o certificado Município Verde Azul. O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, com o governador Geraldo Alckmin, divulgaram nesta segunda-feira, 2 de abril, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2011.
Tarumã conquistou mais uma vez o certificado celebrando o trabalho de toda a administração e em especial o da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio ambiente que trabalhou incansavelmente para que esse esforço pudesse ser reconhecido com a conquista do certificado.
“Tarumã está de parabéns. Dos 645 municípios que formam o Estado, estamos entre as 158 cidades que desenvolveram um ótimo trabalho no que diz respeito a assuntos ambientais, por isso esse prêmio vem coroar todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente” comenta o Prefeito Jairão acompanhado do Secretário Municipal André Aizzo, do Vereador Anízio Leme de Souza e do Assessor Técnico da Secretaria Osvaldo Esmerindo de Souza.
Dos 645 municípios do estado que participam do Programa, delas 485 enviaram informações e foram avaliadas pela equipe do Município Verde Azul. Ao todo 158 foram certificados. Significa que mais de 20% das cidades do estado alcançaram médias acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100 – e serão reconhecidas pelo exemplo ambiental.
O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.
“Esse prêmio é o reconhecimento de todo o trabalho que desenvolvemos na secretaria, toda a equipe da Secretaria esta de parabéns, estou feliz por essa conquista” disse André Aizzo.
Avaliação
Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
Município Verde Azul
Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação.
Assessoria de Comunicação PMT