Tarumã implementa iniciativas de cuidados aos servidores públicos

Tarumã, 10 de dezembro de 2019

A Prefeitura Municipal de Tarumã que tem com objetivo capturar o potencial total da cidade de produzir qualidade de vida e bem-estar para sua população, implementou uma série de iniciativas de cuidados à saúde, informação e assistência, com o objetivo de se aproximar de seus colaboradores.

Como o propósito da administração municipal é promover educação, saúde e segurança de seus habitantes com base em decisões administrativas acertadas, na eficiência no uso de recursos e na priorização de investimentos e políticas, os colaboradores da prefeitura desfrutaram de várias iniciativas acertadas ao longo de 2019.

Umas das primeiras ações implementadas foram as reuniões bimestrais sobre a sensibilização do papel do líder, com intuito de levantar as necessidades e demandas a serem tomadas com os funcionários. Essa é uma maneira possível para que os colaboradores possam sanar as principais dúvidas com seus coordenadores, sem precisar recorrer a setores terceiros.

A segunda ação relevante para o ano de 2019 foram as atividades de conscientização sobre a saúde emocional, onde o principal intuito é informar e ajudar o colaborador a se prevenir de depressão, síndrome do pânico, ansiedade e os demais diagnósticos. Diante disso, atrelado a este projeto, a Prefeitura Municipal de Tarumã oferece dois psicólogos que prestam serviços de psicoterapia individualizada para seus colaboradores, com intuito de prevenção e tratamento aos cuidados da saúde mental.

No dia 20 de novembro de 2019, na Associação Comunitária do Centro Rural de Tarumã (ACRUTA), os colaboradores municipais participaram de palestras de orientação sobre os cuidados da saúde mental e a importância da motivação e engajamento. Dentre as atividades ministradas, o evento contou com a presença da palestrante psicóloga Luciellen Oliveira Lemos de Carvalho falando sobre “Qualidade de Vida do Trabalhador”, e a palestrante psicóloga Ana Claudia Vanzelli  falando sobre  “A arte de ouvir e traduzir com o coração!”.

A prefeitura de Tarumã pensando na segurança do trabalho de seus colaboradores municipais de cargos operacionais, também implementou treinamentos e instruções sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e atos inseguros no trabalho, ministrados pelo técnico de segurança do trabalho, José Leite Machado.

Instruir e orientar os aposentados e pensionistas da prefeitura também é uma das ações realizadas pelo município. Essa é uma maneira de oferecer suporte e orientação aos colaboradores recém aposentados. Dentre as atividades oferecidas os participantes tiveram uma palestra no dia 8 de novembro de 2019, com a professora Paulina Paulino e o Coronel Silvio Cesar Saraiva, com o tema "Aposentadoria: Sonho x Realidade".

Para os colaboradores afastados por motivo de saúde, a assistência à saúde atua com o objetivo de oferecer ajuda e suporte aos que precisam, acompanhando a melhora e oferecendo ajuda de encaminhamento médico para a rede de serviços da prefeitura ou nas cidades vizinhas.

Diante de todas essas ações a prefeitura também homenageia e agradece o servidor público, com uma confraternização aos colaboradores aniversariantes do mês com seus colegas e autoridades.

Assessoria de Comunicação l PMT