Tarumã participa da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Tarumã, 27 de julho de 2012

Aconteceu nos dias 24 e 25 de julho no NovotelSão Paulo Jaraguá Convention, a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo com o tema “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas perspectivas e desafios”, onde Tarumã foi representado por Silmara Beraldo, secretária executiva dos Conselhos Municipais e Adolfo Hernandes fisioterapeuta do Centro Municipal de Reabilitação “Alberto Benelli”.

Os delegados participantes da etapa estadual foram escolhidos em eventos municipais e regionais e tiveram a tarefa de selecionar dez propostas por eixo temático (educação, trabalho, reabilitação, acessibilidade, comunicação, transporte, moradia, saúde, segurança e proteção social), que serão levadas à Conferência Nacional, que será realizada no período de3 a6 de dezembro, em Brasília.

A Conferência Estadual teve também o objetivo de eleger a delegação paulista, composta por 25% de conselheiros estaduais, 50% de conselheiros municipais e 25% de membros da sociedade civil, totalizando 112 delegados que representarão o Estado de São Paulo em Brasília.

Segundo Silmara Beraldo, secretária executiva dos Conselhos Municipais, “Tarumã é o único município da Região de Marília que terá representantes na III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência”.

“Só é possível porque os conselhos municipais recebem o apoio respaldo da Senhora Ana Luiza Yassuda, Secretária Municipal da Assistência Social, a qual valoriza o voluntariado e diariamente nos motiva a participar da construção de políticas públicas” em Tarumã, destaca Silmara.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes autoridades como, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella; o secretário Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Antonino Grasso; o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira; o presidente do Conselho Estadual para Assuntos das Pessoas com Deficiência, Wanderley Marques de Assis; e o representante do CONADE, Wilson Roberto, entre outros.

A Secretária de Estado Dra. Linamara ressaltou que aquele era o momento de discutir e definir os melhores rumos políticos dentro do estado.

“São Paulo consegue alinhar, em diferentes instâncias de governo, uma uniformidade de pensamento e ação articulada na busca da efetivação dos direitos das Pessoas com Deficiência” destaca Dr. Linamara.

Para Wanderley Marques de Assis, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, a Conferência foi benéfica não apenas para São Paulo, mas também para outras regiões.

“Nós vamos com o espírito de poder contribuir com os outros estados, de poder ajudar o Brasil, é isso que queremos deixar como marca”, ele afirma.

Após organizadas, as propostas poderão ser conferidas em:http://3conferencia.sedpcd.sp.gov.br

Assessoria de Comunicação – PMT/Colaborou: Silmara Beraldo