Logo da Cidade de Tarumã

Tarumã participa da Marcha em Defesa dos Municípios e apresenta boas práticas implantadas

Tarumã, 27 de abril de 2022

A cidade de Tarumã esteve representada na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que aconteceu na Capital Federal. Na quarta-feira (27) o prefeito Oscar Gozzi, acompanhado pelo vice-prefeito, Fernandes Baratela, apresentou cases de sucesso realizado no Município em painéis temáticos, Bom Práticas Municipais: soluções inovadoras feitas por Municípios da CNM - Confederação Nacional de Municípios. 

Planejamento e boa gestão são essenciais para que prefeitos, junto a sua equipe consiga fazer um mandado de sucesso. Em Tarumã logo no início da gestão em 2017, foi necessária a realização de amplo estudo para identificar quais seriam os desafios a serem enfrentados. Há época foram mais de 500 problemas identificados e a gestão liderada pelo prefeito Oscar Gozzi e vice-prefeito Fernandes Baratela elegeu as mais urgentes e, através de iniciativas foi possível realizar ações pontuais. 

Os cases apresentados foram de Energia Solar (Fotovoltaica) e Orçamento Base Zero – OBZ.

No mesmo encontro o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional, Bruno Quick, falou sobre empreendedorismo e apresentou o projeto Cidade Empreendedora, que promete transformar a administração local. 

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho, apresentou a plataforma Gov.br, que oferece a integração de serviços, como prova de vida dos aposentados. A plataforma já conta com 130 milhões de pessoas cadastradas, com a adesão de 21 Estados e mais de 100 Municípios e permite acesso a diversos serviços nacionais e a alguns estaduais e municipais. 

Também participaram da plenária o secretário de Inovação e Microempresa do Ministério da Economia, Bruno Portela, e o presidente das associações dos Municípios do Paraná, José Aparecido Weiller Junior.